Regra: quando o verbo que se relacionar com "onde" exigir a preposição DE, deve-se agregar esta prep. ao "onde", formando, assim, o vocábulo "donde".
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
O vocábulo “donde” indica “de algum lugar”, “ao lugar que (em que direção). Este último pode ser separado da preposição: “de onde”. O “donde” também possui valor circunstancial de lugar (“aquilo que vem”) e o verbo “vir” exige a preposição “de”, que deve ser adicionada ao advérbio “onde”.
O mais adequado é: “Esta é a rua ONDE fica o nosso depósito.” ONDE significa “no lugar” (=o depósito fica NA RUA). AONDE significa “ao lugar”.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
17 curiosidades que você vai gostar
Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação.
Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
1- "Já FAZ duas horas ou já FAZEM duas horas que jantei"? O correto é => Já FAZ duas horas que jantei. O verbo FAZER com sentido de tempo passado, não tem sujeito, é impessoal. Como tal, será usado SEMPRE NO SINGULAR.
Bruna Marquezine on Instagram: “#TBT de onde eu queria estar, como eu queria estar! Que noite! Aliás, quero fazer alguns agradecimentos!
Veja os exemplos com onde e aonde: “A casa onde ela mora é muito longe” fica “A casa em que ela mora é muito longe”. “O local aonde eu fui não tinha internet” fica “O local ao qual eu fui não tinha internet”.
Exemplos de frases com ondeOnde você mora?Onde está a minha caneta?Você sabe onde está minha bolsa?Onde fica a sua empresa?
De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da).
...
Exemplos com doEu gosto do Ricardo.Ela toma conta do bebê.Eu me esqueci do caderno.
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
A #TBT é nada mais, nada menos do que o termo Throwback Thursday. A primeira palavra quer dizer retrocesso, regresso, retorno ou revista. Junto com o Thursday, a sigla é traduzida como quinta-feira do retrocesso.
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Significado de Fazem
Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.
Significado de Faziam
Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.
Como mandar o boletim para a ETEC?
Sou graduado em uma área Posso fazer uma Pós-graduação em uma área diferente?
Como funciona o sistema de informação geográfica?
Quem implantou a Samu no Brasil?
Quantas condução pode pegar com Bilhete Único?
Como é o sistema de saúde da Europa?
Quanto custa um contrato de comodato?
Como dar boot pelo pendrive win10?
Como saber se é pato ou pata filhote?
Como mudar a cor da placa no Minecraft?
Como mudar a temperatura da luz pela Alexa?
Como alterar o E-mail cadastrado no FGTS?
Como mudar a cor do fundo Inkscape?
Como atrasar a legenda no Filmes e TV?
Como liberar o Java no Google Chrome?
Como trocar a cor da luz do mouse Multilaser?