Aproximações: Filosofia e Literatura abordam temas em comum; a Literatura problematiza situações do cotidiano e provoca reflexão, assim como a Filosofia.
Nesse sentido, o discurso literário pode não ser apenas ligado aos procedimentos adotados pelo autor, mas também, e talvez mais diretamente do que se pensa, ligado ao contexto sócio-cultural no qual está inserido, evidenciando-se, nem sempre claramente, uma influência das instituições que o cercam na escolha de ...
O texto filosófico, de um modo geral, propõe uma tese e a defende através de argumentos. Ele não é um texto literário e a elegância de estilo, além de não ser obrigatória, pode constituir uma inimiga do rigor e da precisão.
3 O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória. Uma teoria que não pode ser contradita não é refutável, portanto, não é científica.
O discurso filosófico não é retórico, sua linguagem apresenta-se sem recursos técnico-estilísticos. Isso porque ele não possui sentido estético. Sua função é utilitária - informar, convencer, explicar, documentar, entre outros.
21 curiosidades que você vai gostar
Em nosso corpus, o Discurso Filosófico realiza-se por meio do gênero diálogo, na medida em que a alternância dos turnos de fala, promovida pelo par pergunta/resposta, constitui a forma dialogal passível de ser detectada pelo leitor como constituinte do gênero.
São elas: ⇒ Complexidade: é uma das características do discurso literário. ... ⇒ Conotação: O emprego da conotação é uma das principais características do discurso literário, pois ela permite que ideias e associações extrapolem o sentido original da palavra, assumindo assim um sentido figurado e simbólico.
Como aproximações entre discurso filosófico e discurso científico, podemos destacar: a curiosidade e o conjunto de perguntas sobre a realidade que inspiram ambas as investigações; o esforço de explicitação de ideias que filósofos e cientistas empreendem; ... A Filosofia questiona métodos e finalidades da Ciência.
A ciência envolve todo o conhecimento adquirido através do estudo baseado em princípios científicos. Já a filosofia questiona e problematiza a realidade que vivemos, coloca em dúvida os saberes estudados e obtidos, inclusive as produções científicas e as concepções que fundamentam os trabalhos científicos.
1. Discurso científico. Questionamento acerca do saber realizado através de metodologias experimentais. O discurso científico se pauta em dados.
Diferenças entre texto literário e não literário
O texto não literário tem como objetivo informar, esclarecer, explicar, ou seja, pretende ser útil ao leitor. ... Por outro lado, o texto literário é mais artístico, com uma função estética, que tem como objetivo recreativo, provocando diferentes emoções no leitor.
Um texto filosófico é uma forma de exprimir os pontos de vista pessoais sobre um determinado assunto filosófico. O primeiro passo para produzir um texto filosófico é escolher um assunto ou questão a ser trabalhada.
6 Dicas para ler textos filosóficosFilosofia é discutir. A escrita filosófica é uma escrita persuasiva. ... Sem pressa para ler. Os escritos filosóficos são densos e difíceis. ... Qual é o ponto principal. ... Faça anotações após ler. ... Pense criticamente.
Por isso, pode-se afirmar que a filosofia e a literatura partilham três aspectos chaves: pensamento, linguagem e escritura. Tanto a filosofia quanto a literatura são produtos do pensamento e da linguagem e o resultado de ambas pode ser expresso literária ou filosoficamente.
A Literatura cumpre também esse papel de recepção das ideias filosóficas, seja colocando-as em devir no mundo ficcional (como nos romances românticos que incorporam o idealismo e a perspectiva subjetiva), seja discutindo-as (veja-se o “humanitismo” de Machado Assis, que satiriza o Positivismo), além de escritores que ...
Estritamente falando, a filosofia da literatura é um ramo da estética, o ramo da filosofia que trata da questão, "o que é arte?". ... Na verdade, muita discussão tradicional da filosofia estética busca estabelecer critérios de qualidade artística indiferentes ao assunto que está sendo representado.
Vimos que a Filosofia não se confunde com Ciência, Religião, Arte, Sociologia ou Psicologia, não se limita à esfera Política, não é História. A Filosofia está na história, pois é produto cultural do homem; um saber do homem situado. ... O conhecimento filosófico não se realiza por reflexão. Sua reflexão não é radical.
Enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.
O discurso religioso tem características que nos permitem investigar como um discurso tem a capacidade de determinar a forma como as pessoas agem, como se organizam em sociedade, já que as fórmulas religiosas são usadas performativamente, isto é, como forma de ação sobre o outro.
Existem três tipos de liberdade : A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade. A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer. A terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.
O conhecimento filosófico nasce a partir do pensamento crítico e das reflexões que o ser humano é capaz de fazer; O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.
Qualquer forma de linguagem concretizada num acto de comunicação oral ou escrita. ... Sinónimo de enunciado em termos linguísticos, o discurso constitui-se por um conjunto de frases logicamente ordenadas, de forma a comunicar um sentido.
Entenda as diferentes áreas da Filosofia. ... Comece pela Grécia. ... Trace relações entre a Filosofia e o contexto histórico. ... Leia resumos antes de começar a estudar um movimento ou uma obra. ... Confira se as teorias são aplicáveis aos dias atuais. ... Faça e refaça exercícios.
10 dicas para ler filosofia - Opinião do autor
Preste atenção na estrutura do texto também. Se for um ensaio, leia o primeiro e último parágrafo; se você ainda não entendeu a opinião do autor, vá para o meio do texto. Se for um livro, leia o índice e depois o discurso de abertura.
Existem dois modos predominantes de orientação em história da Filosofia, dois modos de ver o texto e dele extrair o verdadeiro: a perspectiva horizontal e a vertical. O modo horizontal estabelece- se na busca por explicitar a obra mediante o contexto em que ela está inserida.
Onde resolver problemas com o PIS?
Como tirar abscesso de piercing?
Como é feito o resgate de uma nota promissória?
O que é uma equação de exemplo?
Como tratar ateromatose aórtica?
O que é formulário de conflito de interesses?
Como consultar título de capitalização Porto Seguro?
O que fazer para curar fissura na mama?
Como resgatar prêmio da Lotofácil online?
Como resolver divergências cadastrais no Seguro-desemprego?
Quem faz depilação a laser pode usar pomada clareadora?
Como funciona o cartão Itaú Fiat?
Como resgatar dinheiro da poupança BB?
Como saber se um cirurgião é bom?
Onde fica o alto-falante do celular?