Qual a diferença entre neurose de transferência e aliança terapêutica?

Pergunta de Leticia Bárbara Mota de Paiva em 27-05-2022
(69 votos)

As diferenças entre a aliança terapêutica e a neurose de transferência ancoram-se basicamente em um parâmetro temporal, uma vez que a primeira pode ser considerada um pré-requisito da segunda.

O que é uma neurose de transferência?

A neurose de transferência se trata da projeção das neuroses infantis do cliente em seu analista. Dessa forma, o visitante da sessão pode processar as causas do seu mal-estar se direcioná-lo à figura do terapeuta. Por exemplo, ver na figura do analista a imagem do seu pai a fim de processar os seus traumas infantis.


O que é aliança terapêutica?

A aliança terapêutica (AT) é um constructo universal as diversas abordagens teóricas em psicoterapia. Caracteriza-se por ser uma estratégia para avaliar a qualidade, compreender a evolução e o impacto no desfecho em distintas modalidades de intervenções psicoterápicas (Oliveira & Benetti, 2015).

O que é neurose de transferência para Freud?

Em 1914 Freud introduz a noção de neurose de transferência relacionada com a idéia de que o analisando repete no tratamento psicanalítico os seus conflitos infantis transferindo-os ao seu analista. É uma reedição da sua neurose clínica.

O que é transferência na terapia?

Significado ou conceito em Psicanálise. Freud entende a transferência como sendo um processo que acontece durante a terapia, quando o analisando (paciente) passa a reproduzir para o analista (inconscientemente) padrões psíquicos que o paciente construíra no passado com outras pessoas ou situações.

Aliança terapêutica e manejo do início do processo psicoterapêutico em adultos


15 curiosidades que você vai gostar

Como lidar com a transferência?

A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor.

Como manejar a transferência?

O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.

O que é transferência para a psicanálise?

Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...

O que é neurose para a psicanálise?

Freud define a neurose como a expressão de um conflito entre os desejos do nosso inconsciente. Para ele, certos impulsos inconscientes são incompatíveis com a realidade exterior ou são impossíveis de serem concretizados, desenvolvendo-se no sujeito um intenso estado de ansiedade e mal estar geral.



Outras questões

Qual a diferença entre interruptor paralelo e intermediário?

Como reservar livros na Prime Day?

O que fazer quando o gato está ficando cego?

Como apagar a conta do Clash no iphone?

O que fazer depois de pagar o GRU?

Como descobrir se o leite de vaca é puro?

O que dá origem ao bronze?

Qual o melhor remédio para cortisol alto?

Como nasce o limão Cravo?

Qual a diferença entre um composto Ionico é um composto molecular de um exemplo?

Como fazer o mamão papaia amadurecer mais rápido?

Como nasce o inhame?

Como faço para converter um vídeo para música?

Como transformar um vetor em PNG?

Como criar um som de notificação?

Como converter números em texto no Excel?

Como transformar uma imagem em VR?

Como transmitir o Brasil TV no Chromecast?

Como apresentar Netflix no Meet?

Como criar um cardápio digital para WhatsApp?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com