Qual a diferença entre neurose de transferência e aliança terapêutica?

Pergunta de Leticia Bárbara Mota de Paiva em 27-05-2022
(69 votos)

As diferenças entre a aliança terapêutica e a neurose de transferência ancoram-se basicamente em um parâmetro temporal, uma vez que a primeira pode ser considerada um pré-requisito da segunda.

O que é uma neurose de transferência?

A neurose de transferência se trata da projeção das neuroses infantis do cliente em seu analista. Dessa forma, o visitante da sessão pode processar as causas do seu mal-estar se direcioná-lo à figura do terapeuta. Por exemplo, ver na figura do analista a imagem do seu pai a fim de processar os seus traumas infantis.


O que é aliança terapêutica?

A aliança terapêutica (AT) é um constructo universal as diversas abordagens teóricas em psicoterapia. Caracteriza-se por ser uma estratégia para avaliar a qualidade, compreender a evolução e o impacto no desfecho em distintas modalidades de intervenções psicoterápicas (Oliveira & Benetti, 2015).

O que é neurose de transferência para Freud?

Em 1914 Freud introduz a noção de neurose de transferência relacionada com a idéia de que o analisando repete no tratamento psicanalítico os seus conflitos infantis transferindo-os ao seu analista. É uma reedição da sua neurose clínica.

O que é transferência na terapia?

Significado ou conceito em Psicanálise. Freud entende a transferência como sendo um processo que acontece durante a terapia, quando o analisando (paciente) passa a reproduzir para o analista (inconscientemente) padrões psíquicos que o paciente construíra no passado com outras pessoas ou situações.

Aliança terapêutica e manejo do início do processo psicoterapêutico em adultos


15 curiosidades que você vai gostar

Como lidar com a transferência?

A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor.

Como manejar a transferência?

O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.

O que é transferência para a psicanálise?

Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...

O que é neurose para a psicanálise?

Freud define a neurose como a expressão de um conflito entre os desejos do nosso inconsciente. Para ele, certos impulsos inconscientes são incompatíveis com a realidade exterior ou são impossíveis de serem concretizados, desenvolvendo-se no sujeito um intenso estado de ansiedade e mal estar geral.



Outras questões

Quais as aplicações de um capacitor?

Como Shanks virou um Yonkou?

O que dá para fazer com parafina?

Quais são as desvantagens das fontes de energia renováveis?

Como fazer uma autorização de retirada?

Como ativar Wi-Fi inteligente Samsung?

Quais são os principais tipos de marketing?

Porque o anel fica verde?

Como pagar o licenciamento do veículo 2020?

Onde fica o aplicativo baixado?

Quanto tempo de gravidez dá para ver no ultrassom?

O que tomar quando o dente está inflamado?

Quais as orientações que o técnico de enfermagem deve informar ao paciente que precisa coletar a urina por jat

Como saber se o cachorro está doente pela gengiva?

O que faz um degustador de supermercado?

Quem é o Yhwach?

Como diminuir o açúcar do arroz?

O que é desperdício na produção?

Quais as infecções bacterianas mais comuns?

Como manter a virilha seca?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com