A rainha das cobras A cobra-real é um exemplo de serpente com “cobra” no nome, mas que, apesar da aparência, não faz parte das najas, sendo a única pertencente ao gênero Ophiophagus hannah. Ainda que seja a espécie venenosa mais comprida do mundo, em média elas medem de 3 a 4 metros, mas podem chegar aos 5 m.
1. Cobras-reais são animais ofiófagos. Elas caçam e comem outras cobras, inclusive outras cobras-reais, o que as tornam carnívoras. Elas são imunes ao veneno de outras cobras, como a cascavel, por isso não há problema em caçá-las e comê-las.
São animais peçonhentos, agressivos e bastante perigosos. Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e/ou de cuspir o veneno para se defender de predadores a distâncias de até dois metros. Outras espécies, como por exemplo a Naja tripudians, dilatam o pescoço quando o animal é enraivecido.
Naja é um género de serpentes peçonhentas da família Elapidae (cobras). Seu habitat estende-se a toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático. Apesar de vários outros gêneros compartilharem o nome comum, a espécie Naja é o grupo mais reconhecido e mais difundido de cobras comumente conhecidos.
A espécie kaouthia é encontrada principalmente no continente africano e no sul da Ásia. Porém, após cuidados do Instituto Butantan, a naja está apta para morar no Brasil.
41 curiosidades que você vai gostar
A naja é uma cobra peçonhenta conhecida por dilatar o pescoço quando se sente em perigo. Essas cobras vivem na África e em regiões do sul da Ásia. Alguns tipos habitam pradarias, florestas ou desertos. Outros vivem em árvores ou às margens de lagos.
Uma cobra coral-verdadeira (Micrurus corallinus) foi capturada na garagem de uma casa em Vitor Meireles, no Vale do Itajaí, na sexta-feira (29). Segundo o biológo Christian Raboch, a espécie é a mais venenosa do Brasil.
A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada na Austrália. Ela é tão perigosa que uma só picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 mil camundongos!
Hemachatus haemachatus ou cobra-cuspideira-sul-africana ou cobra-cuspideira-de-colar é uma espécie de serpente que pode medir de 1 a 2 metros, habita savanas úmidas, pastagens e florestas. Alimenta-se de roedores pequenos, aves, lagartos e outras cobras menores.
A Naja nigricollis, comummente conhecida como cobra-cuspideira, é uma espécie de serpente venenosa, da família Elapidae.
As najas são caçadoras oportunistas e atacam sempre que uma presa desatenta aparece em sua frente. Em geral, elas comem pássaros, pequenos mamíferos, lagartos, ovos de outros bichos, carniça e até membros de sua própria espécie. Elas costumam perseguir o alvo a distância esperando o momento oportuno para o bote.
A maioria das espécies de naja não entraria nessa lista, mas a cobra cuspideira das Filipinas do Norte é a exceção. Seu veneno é o mais mortal de todas as espécies de naja, e elas são capazes de cuspi-lo até 3 metros longe.
A maioria das najas depende da mordida nas vítimas para injetar veneno, mas as cobras-cuspideiras podem cuspir jatos peçonhentos para se defender.
Por matar outras cobras, a muçurana é uma cobra ofiófaga. Também, quando não acha cobras venenosas, ela caça pequenos animais como roedores. É em grande parte imune ao poderoso veneno de sua presa principal: a jararaca (Bothrops jararaca) e outras espécies do gênero.
Duelos envolvendo o mangusto, um mamífero carnívoro de pequeno porte, e a cobra-rei são frequentes na Índia. Por ter reflexos rápidos, o mangusto consegue fugir dos botes da serpente e costuma levar a melhor no confronto.
A coral-verdadeira é uma cobra peçonhenta que se alimenta de outras cobras que chegam até mesmo ao tamanho dela, incluindo jararacas.
As três espécies – cobra-cuspideira núbia (Naja nubiae), cobra-cuspideira de Moçambique (Naja mossambica) e Hemachatus haemachatus – são capazes de expelir veneno a 2,5 metros de distância, atingindo os olhos da vítima e causando dor instantaneamente.
A Taipan é considerada a primeira entre as cobras mais venenosas do mundo. Seu veneno hemotóxico é potente e complexo, e capaz de destruir células sanguíneas causando hemorragia interna. A substância é inoculada por meio de duas presas fixas na parte posterior da boca.
Conheça a Jequitiranabóia. Também conhecida como cobra-voadora, a Jequitiranabóia é um inseto inofensivo cuja aparência lembra a de uma serpente e a cabeça de um jacaré.
Anaconda/sucuri
É claro que a cobra mais assustadora do mundo também é extremamente forte, não é mesmo? A anaconda, que é mais conhecida por aqui como sucuri, é capaz de apertar a sua presa jogando toda a pressão do seu corpo de 250 quilos nela, sufocando-a até a morte.
Jiboia (Boa constrictor)
Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento. Possui hábitos semi-arborícolas (muitas vezes é encontrada em árvores). Alimenta-se de roedores, lagartos e aves.
01 — Langaha madagascariensis. Esta serpente de aparência bizarra, também conhecida como a cobra folha de nariz malgaxe, é uma espécie arbórea de Madagascar. Seu apêndice nasal estranho (pontudo no masculino e em forma de folha no feminino) pode ajudá-las a se misturar em cipós e galhos quando avistam suas presas.
Elefante não dá. As maiores presas são veados e jacarés – o que já é impressionante, vamos convir. E a cobra precisa ser minimamente proporcional ao almoço: a maior discrepância de tamanho entre réptil e presa foi reportada em 2018, quando uma píton birmanesa de 14 kg morreu engolindo um cervo bebê de 16 kg.
Por tanto, depende de qual a medida que se busca para classificar qual a maior cobra do mundo. A sucuri-verde divide com a píton-reticulada esse título, mas cada uma com a sua característica: porte e comprimento, respectivamente. No Brasil sim, a sucuri é a maior.
As cobras podem ser encontradas no mundo todo, exceto nas regiões perto dos polos Norte e Sul. Nos trópicos, porém, está a maior variedade. A maioria das cobras vive no solo, mas outras preferem as árvores. Algumas passam a vida inteira em túneis subterrâneos.
Quais são as melhores marcas de lentes de contato coloridas?
Quanto pesa um tijolo 9 por 19 por 29?
O que quer dizer praga na Bíblia?
É legal a utilização de conversas gravadas de forma oculta como prova processual?
Como escrevemos 5x103 na forma decimal?
O que significa truco na gíria?
Como declarar no Imposto de Renda previdência privada PGBL?
Quais são os tipos de telhas cerâmicas principais?
Como estava a economia do Brasil em 2016?
Como ganhar dinheiro fácil vendendo fotos?
Quais os tipos de exames de audiometria?
Qual tipo de remédio faz efeito mais rápido comprimido ou líquido?
Como pintar uma parede manchada?