A insônia é um distúrbio que possui três categorias: insônia inicial (caracterizada pela dificuldade para iniciar o sono), insônia intermediária (quando é grande a dificuldade de manter o sono), e insônia terminal (com despertar precoce).
A insônia inicial é a famosa dificuldade de pegar no sono. A chamada insônia de manutenção, por sua vez, é quando a pessoa acorda várias vezes ao longo da noite. Já a insônia terminal, é quando a pessoa desperta bem antes do horário desejado e não consegue pegar no sono novamente.
Segundo os pesquisadores, os tipos de insônia podem ser classificados como: muito angustiado (tipo 1), moderadamente angustiado, mas sensível à recompensa (tipo 2), moderadamente angustiado e insensível a recompensas (tipo 3), pouco angustiado com alta reatividade (tipo 4) e ligeiramente angustiado com baixa ...
A insônia por exemplo pode estar relacionada à menopausa, demência, depressão, hábitos noturnos, etc. Nesses casos, além de um processo psicoterapêutico, é necessário também uma avaliação médica.
Transiente: dura apenas alguns dias e pode chegar até 3 semanas; Crônica: também chamada de longa duração, a insônia crônica é aquela que dura mais de 3 semanas; Intermitente: insônia de curta duração que ocorre de tempos em tempos. Entre esses tempos, há períodos de sono regular.
21 curiosidades que você vai gostar
Compartilhar1) Adotar horários regulares de sono. ... 2) Evitar dormir muito durante o dia. ... 3) Fazer atividade física pela manhã ou à tarde. ... 4) Evitar bebidas com cafeína à noite. ... 5) Comer alimentos leves no jantar. ... 6) Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. ... 7) Diminuir a exposição à luz durante à noite.
Dificuldade de iniciar o sono. Dificuldade de manter o sono. Despertar antes do desejado. Resistência em ir para a cama no horário apropriado.
Assim, a insônia é caracterizada como um distúrbio associado ao aumento considerável do risco de morte por doença cardiovascular, crises depressivas, obesidade mórbida, hipertensão arterial, fadiga, diabetes e os males associados à ansiedade e ao estresse.
Além disso, há doenças que podem desencadear ou agravar os episódios de Insônia, como a Síndrome da Apneia Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHO), Depressão, Transtorno de Ansiedade, Fibromialgia e doenças da glândula tireoide, por exemplo.
Qual o melhor alimento para quebrar o jejum intermitente?
Como ver aniversários no facebook?
Como se chama pão francês no Paraná?
O que causa a inflamação dos brônquios?
Como assar carne na churrasqueira rotativa?
O que significa polissíndeto em português?
Quanto ganha um desenvolvedor de mercado?
Quais são as três palavras do credo?
Como potencializar o efeito do botox capilar?
O que usar quando tem alergia a bijuteria?
Qual a potência em watts de um ar condicionado?
Qual animal que representa a morte?
Como faço para ligar para o meu próprio celular?
Como abrir a pasta do Minecraft no Windows 10?
Qual é o signo mais estressado?