A principal diferença entre uma fotografia e uma imagem de satélite é que a fotografia tem um formato analógico e é normalmente impressa em papel antes de ser interpretada. A imagem de satélite tem um formato digital e normalmente utiliza-se um computador para a analisar e interpretar.
As imagens de satélite agilizam a identificação e o monitoramento de fenômenos naturais, desastres ambientais, queimadas, desmatamento, condições meteorológicas, entre outros. ... Os Satélites Orbitais (que ficam em órbita ao redor da Terra) geraram sua primeira imagem em 1959, com o satélite estadunidense Explorer-1 0.
Eles transportam sensores que captam luz, calor e distâncias e, assim, geram imagens sobre caracterÃsticas da atmosfera e da superfÃcie do planeta. A leitura e a interpretação das imagens produzidas pelos satélites também fazem parte do aprendizado, pois permitem observar a Terra de uma posição privilegiada.
Fotogrametria aérea: as fotografias utilizadas são obtidas através de estações móveis no espaço (avião, ultraleve ou balão), com o eixo ótico da câmara na posição vertical ou inclinado.
A fotografia aérea já se tornou um processo antigo comparado as imagens de satélites, no entanto, configura como um importante instrumento no processo de criação de mapas, pois possibilita a retirada de dados precisos e com grandeza de detalhes.
A vantagem das imagens orbitais é que será possÃvel coletar informações temporais para atualizações e prognósticos de uma mesma região geográfica com periodicidade de até 4 dias a um custo aproximado de R$55,00 a R$180,00 o quilômetro quadrado.
As imagens de satélite agilizam a identificação e o monitoramento de fenômenos naturais, desastres ambientais, queimadas, desmatamento, condições meteorológicas, entre outros. Os dados que formam as imagens de satélites podem ser obtidos em sistemas passivos, por meio da captura da radiação solar refletida pela superfÃcie da Terra.
As imagens são formadas a partir do envio de um pulso (através do gerador de pulso associado a antena) em direção a superfÃcie, que é refletido e retorna ao sensor. Sabendo-se a distância entre o satélite e a superfÃcie e a velocidade de deslocamento do pulso radar (velocidade da luz), é possÃvel gerar imagens da superfÃcie.
O sistema radar é composto por um sensor, um gerador de pulso e uma antena (Figura 4). As imagens são formadas a partir do envio de um pulso (através do gerador de pulso associado a antena) em direção a superfÃcie, que é refletido e retorna ao sensor.
Como calcular o ângulo de inclinação de uma reta?
Quais são as caracterÃsticas morfológicas das células em necrose Coagulativa?
O que são medidas antropométricas qual o objetivo é quem realiza?
Quando está em jejum pode beber água?
Quais são os exames de retorno ao trabalho?
O que é sentença e decisão?
Como funciona o encaminhamento de chamadas?
O que significa o sÃmbolo ♌?
Para que se acende vela amarela?
Quais os casos em que comportam a liberdade provisória com fiança?
Como se define o sistema de coleta individual de esgoto?
Quais as consequências da insuficiência cardÃaca?
Como melhorar o Wi-fi do Chromecast?
Como conseguir declaração de estudante?