Seroma é uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia, e é caracterizado pelo excesso de líquido que fica retido próximo a cicatriz cirúrgica causando inflamação. Fibrose é o desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso, que prendem a pele ao músculo, deixando-a com uma aparência irregular.
O tratamento do seroma geralmente é através da punção. A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido. Se a área puncionada está temporariamente anestesiada (nos casos de lipo e abdominoplastia), o procedimento tende a ser indolor.
O seroma pequeno pode ser reabsorvido naturalmente pela pele, resolvendo-se após cerca de 10 a 21 dias, entretanto, em alguns casos, é necessária a realização de uma punção com seringa pelo médico.
Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.
Esse endurecimento pode ser uma alteração chamada de fibrose, que é um tipo de cicatriz interna. O melhor mesmo é procurar seu Cirurgião Plástico para fazer um avaliação.
22 curiosidades que você vai gostar
É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!
Uma queixa muito comum após abdominoplastia é que ocorre um abaulamento principalmente acima do umbigo, isso se deve ao fato dos músculos abdominais não estarem fortalecidos ou a paciente estar acima do peso, portanto após dois a três meses ocorrerá o abaulamento.
Apesar de ser algo natural, relacionado à reação de "defesa" do corpo, o seroma, ou acúmulo de líquido debaixo da pele, é uma condição que pode aparecer depois de qualquer cirurgia, especialmente daquelas em que há manipulação da pele e do tecido adiposo, como ocorre na lipoaspiração, na abdominoplastia e na ...
Tratamento caseiro do seroma
Em geral, o seroma não exige tratamentos. Seromas pequenos são absorvidos naturalmente pelo organismo. O uso de cintas compressivas após uma cirurgia é a melhor forma de evitar o surgimento do seroma ou combatê-lo assim que surgir.
Quantas vezes a palavra Elohim aparece na Bíblia?
Quais doenças causam dores nas pernas?
Qual a diferença entre vinho tinto seco e suave?
Como é que se escreve pessoal?
Quais são as principais manifestações patológicas em alvenarias?
Qual o melhor bairro para se morar em Aracaju?
O que posso comer com 100 calorias?
Qual é a flor mais rara do deserto?
Quantos dias e quantas horas tem 2 meses?
Qual o melhor lugar para Brasileiro morar nos Estados Unidos?
Qual a idade ideal para começar a fazer musculação?
Como se abrevia horas e minutos?
Quais são as principais topologias de rede híbridas?
Onde está escrito Segui a paz com todos e a santificação?