Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.
A esterilização é um procedimento mais radical cujo objetivo é eliminar todos os micro-organismos. Basicamente, esse é o principal ponto que a diferencia da desinfecção. Ou seja, a superfície ficará totalmente livre de agentes contaminantes. Dessa forma, até mesmo vírus e esporos são extirpados.
A esterilização física é feita com de autoclaves, radiação ultravioleta, flambagem, estufas, raios Gama e pasteurizadoras. Já a esterilização química é obtida com aldeídos como glutaraldeído e formaldeído, ou com ácido peracético.
A desinfecção é a remoção dos microrganismos, não necessariamente dos esporor, de superfícies como móveis, paredes, salas e baias. A anti-sepsia é a destruição ou a inibição dos microrganismos com agentes que podem ser utilizados sobre tecidos vivos, como a pele do paciente ou da equipe cirúrgica.
A limpeza consiste na remoção de qualquer sujeira visível a olho nu, sem a preocupação ou atenção ao percentual de sujeira removida, apenas no que o olho humano não vê mais. Podendo ser feita por um pano seco ou úmido. Por outro lado, a desinfecção tem como foco a eliminação dos microrganismos.
28 curiosidades que você vai gostar
A limpeza é definida pelo uso da água e, na maior parte dos casos, é feita com sabão ou detergente, removendo até 95% dos resíduos. Já na higienização, que serve para dar um acabamento à limpeza, são aplicados produtos feitos à base de cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, entre outros.
É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.
Assepsia: prevenção da contaminação de determinado ambiente por agentes patogênicos. Antissepsia: é a utilização de produtos em determinados locais contaminados por agentes infecciosos, com o objetivo de eliminá-los ou diminuir a sua proliferação para outras áreas.
O que é Assepsia:
É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca. A assepsia das mãos é sem dúvida um processo muito importante para evitar a propagação de germes que podem ocasionar infecções, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos.
O que é mirra na linguagem bíblica?
O que pode causar hipotermia em idoso?
Porque o comprimido Mesalazina sai nas fezes inteiro?
Tem como desbloquear o cartão Itaú pelo telefone?
Qual hormônio Pancreatico influência na obesidade?
Quantas calorias tem 20 gramas de uva passa?
Como retornar ligação no telefone fixo?
O que fazer em caso de ameaça pelo WhatsApp?
Como saber se tenho pensamentos obsessivos?
Qual era o deus romano do amor?
Quais eram as características do Império Napoleônico?
Em qual temporada Grace volta?
Quais são os principais indicadores do gerenciamento empresarial?
Quais são os cinco valores do cooperativismo?
Como podem ser classificados os aditivos?