Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.
A esterilização é um procedimento mais radical cujo objetivo é eliminar todos os micro-organismos. Basicamente, esse é o principal ponto que a diferencia da desinfecção. Ou seja, a superfície ficará totalmente livre de agentes contaminantes. Dessa forma, até mesmo vírus e esporos são extirpados.
A esterilização física é feita com de autoclaves, radiação ultravioleta, flambagem, estufas, raios Gama e pasteurizadoras. Já a esterilização química é obtida com aldeídos como glutaraldeído e formaldeído, ou com ácido peracético.
A desinfecção é a remoção dos microrganismos, não necessariamente dos esporor, de superfícies como móveis, paredes, salas e baias. A anti-sepsia é a destruição ou a inibição dos microrganismos com agentes que podem ser utilizados sobre tecidos vivos, como a pele do paciente ou da equipe cirúrgica.
A limpeza consiste na remoção de qualquer sujeira visível a olho nu, sem a preocupação ou atenção ao percentual de sujeira removida, apenas no que o olho humano não vê mais. Podendo ser feita por um pano seco ou úmido. Por outro lado, a desinfecção tem como foco a eliminação dos microrganismos.
28 curiosidades que você vai gostar
A limpeza é definida pelo uso da água e, na maior parte dos casos, é feita com sabão ou detergente, removendo até 95% dos resíduos. Já na higienização, que serve para dar um acabamento à limpeza, são aplicados produtos feitos à base de cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, entre outros.
É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.
Assepsia: prevenção da contaminação de determinado ambiente por agentes patogênicos. Antissepsia: é a utilização de produtos em determinados locais contaminados por agentes infecciosos, com o objetivo de eliminá-los ou diminuir a sua proliferação para outras áreas.
O que é Assepsia:
É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca. A assepsia das mãos é sem dúvida um processo muito importante para evitar a propagação de germes que podem ocasionar infecções, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos.