Lesões são a causa mais comum de dor.
Da mesma forma alguns efeitos da tensão muscular podem ser dores no peito e nas costas acompanhadas ou não da sensação de cansaço. É possível que você experimente o pescoço, lombar, costas e músculos travados e rígidos. Em outras palavras, isso é mais comum do que parece!
A dor musculoesquelética pode ser causada por lesões nos ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos e bursas. Dependendo do local em que a lesão está alojada, pode-se variar o tipo de dor e o tratamento. Músculos: pontos-gatilho e estas regiões ficam com pouco oxigênio, provocando dor.
Essa dor é diferente da dor muscular porque, ao contrário dela, que geralmente piora quando se aperta com a mão, dorme de mau jeito ou faz um movimento na coluna, aumenta com a pressão e expansão da pleura quando se respira fundo, espirra ou tosse.
As distensões musculares só causam dor quando você mexe o corpo ou respira profundamente, enquanto problemas pulmonares (infecções e câncer, em especial) promovem desconforto intenso e constante. Os músculos diretamente acima dos pulmões são os peitorais (grupos maiores e menores).
Se temos alguma alteração no rim, podemos sentir uma dor nas costas por esse motivo, e não na região do estômago, como se possa imaginar, o que gera a dúvida se a dor é mesmo por causa dos rins ou das costas. Se a dor acontecer perto de onde os rins estão, abaixo da caixa torácica, isso pode ser um indício de que se trata de algum problema renal.
Você pode sentir dor em um ou nos dois lados do corpo. Depende se o que você tem está afetando apenas um rim ou os dois. É uma dor que também pode se espalhar por outras partes do corpo, como a região abdominal lateral, coxa ou virilha. Excesso de cálcio, fósforo e oxalato podem se acumular nos rins para formar cálculos renais.