Qual a diferença entre conexão e litispendência?

Pergunta de Rui Tavares de Fernandes em 27-05-2022
(13 votos)

A litispendência e a coisa julgada são situações muito semelhantes, sendo que a principal diferença é que na litispendência o autor ajuíza ação idêntica a uma outra ação em curso, e no caso da coisa julgada... Conexão Causas conexas são aquelas em que há o mesmo pedido ou a mesma causa de pedir.

Qual a diferença entre conexão e continência?

A diferença entre a conexão e a continência reside no fato de que, enquanto na conexão as causas veiculam segmentos diversos de uma mesma relação jurídica de direito material, na continência a causa contida veicula apenas uma parte da relação jurídica de direito material veiculada na causa continente.


Qual a diferença entre conexão e litispendência *?

Na conexão não existe a plena identidade entre as ações, como ocorre na litispendência – mesmas partes, mesma causa de pedir e mesmo pedido –, mas uma estreita correlação entre ambas que passam a ser reunidas no intuito de se evitar a formação de coisas julgadas contraditórias[46].

O que é litispendência conexão e continência?

As ações são conexas quando possuem o mesmo objeto (pode ser entendido como pedido) ou causa de pedir (Art. 103 CPC). ... A CONTINÊNCIA ocorre quando duas ou mais ações possuem as mesmas partes (requisito ausente na conexão) e a mesma causa de pedir, mas o pedido de uma delas engloba o da outra.

Quando ocorre a litispendência?

Litispendência ocorre quando duas ações que possuem as mesmas partes, as mesmas causas e os mesmos pedidos são ajuizadas, fazendo com que existam dois processos simultâneos sobre um mesmo tema.

Prevenção, Conexão, Continência e Litispendência


33 curiosidades que você vai gostar

O que fazer quando ocorre a litispendência?

Ao apresentar contestação, deverá o réu indicar a litispendência como questão prejudicial de mérito, requerendo a extinção do processo. Neste sentido, vale citar o artigo 337, VI do Novo CPC, que lista a litispendência entre as matérias a serem discutidas antes do mérito pelo réu em contestação.

O que configura a litispendência?

Ocorre a litispendência quando duas causas são idênticas em relação às partes, pedido e causa de pedir, ou seja, quando se propõem uma nova ação que repita outra que já fora ajuizada, conforme o art. 301, do CPC/1973.

O que é conexão no NCPC?

O legislador brasileiro optou por conceituar conexão no art. 55 do CPC: “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações, quando lhes for comum pedido ou a causa de pedir.”

É possível confundir continência com litispendência?

Noto com certa freqüência uma confusão entre o fenômeno da continência, previsto pelo art. 104 do CPC e a litispendência parcial. ... A continência decorre da existência de duas ou mais ações que tenham as mesmas partes, a mesma causa de pedir, e o pedido de uma, por ser mais amplo, contém o pedido da outra.



Outras questões

Quanto custou Red Dead 2?

Quais os 4 principais produtores de petróleo no Brasil?

Quantos anos tem o irmão Marcola?

Qual a resposta do organismo quando há aumento de CO2 na corrente sanguínea?

Qual o prazo para recorrer de uma sentença judicial?

Como conectar o SQL no Excel?

Quanto custa morar em uma chácara?

O que é férias em dobro na rescisão?

Quando Engasgamos com um alimento experimentamos a sensação de falta de ar?

Pode interpor agravo de instrumento contra despacho?

O que é uma produção enxuta?

Qual a regra da responsabilidade civil?

O que significa resgate do aforamento?

Quem trabalha com metalúrgica faz o quê?

Qual a diferença entre música clássica e erudita?

Quais são os deuses celtas?

Quais as principais críticas ao positivismo?

O que é fordismo na administração?

Quando começa a contar o prazo no processo eletrônico?

O que significa ter 0 pontos na CNH?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com