O Cateter de Permcath é um pouco diferente do Cateter de Shilley. Mesmo que ambos sejam para sua principal função, que é permitir a hemodiálise ao paciente, o cateter de Shilley é muito utilizado como procedimento temporário, outras vezes é um procedimento de transição para a fístula, e outras vezes, é definitivo.
O Permcath é um cateter de longa permanência implantado em uma veia de grosso calibre central, geralmente através da veia jugular no pescoço. Pode também ser introduzido em outras veias como a subclávia, que fica no tórax embaixo da clavícula, ou na femoral, que fica na virilha, além de outros locais menos comuns.
Existem dois tipos de acessos vasculares para hemodiálise: os cateteres (que são subdivididos em dois tipos: curta ou longa permanência) e as fístulas arteriovenosas.
Esses cateteres são inseridos diretamente nas veias femoral, subclávia e jugular interna, após assepsia local, anestesia local, punção e passagem do fio-guia. A veia jugular deve ser a veia de primeira escolha, pois apresenta baixo índice de complicações e, na maioria das vezes, não é de difícil punção.
O cateter de shilley deve ser passado com técnica asséptica, utilizando-se campos e materiais estéreis, porém é possível passá-los no leito com anestesia local, havendo a colaboração do paciente.
19 curiosidades que você vai gostar
Cuidados com seu CateterPara maior durabilidade e segurança dos mesmos, sempre que chegar à clínica de diálise, higienize suas mãos;O curativo dos mesmos deve ser mantido limpo, seco e fechado, tal como estava ao sair da clínica ao término da sua sessão;Tente não dormir sobre o lado do corpo que o cateter está;
Estão disponíveis pensos impermeáveis (Askina® soft impermeáveis, Askina® Derm) para todos os tipos de cateteres, para cobrir o ponto de saída do cateter (ponto de punção para cateteres com porta de acesso). Estes permite-lhe tomar duche sem que o ponto de saída do cateter fique molhado.
O cateter de hemodiálise é um tubo colocado em uma veia no pescoço, tórax ou virilha, por meio de anestesia local. Ele é uma opção, geralmente, temporária para os pacientes que não têm uma fístula e precisam fazer o tratamento dialítico.
Mesmo que ambos sejam para sua principal função, que é permitir a hemodiálise ao paciente, o cateter de Shilley é muito utilizado como procedimento temporário, outras vezes é um procedimento de transição para a fístula, e outras vezes, é definitivo.
Checar a posição do cateter é feita com um raio X de abdomen ou com uma ultrassonografia de vias urinárias onde seria prudente fazer apenas em caso de dor que não melhora com a medicação prescrita pelo seu médico. Em casos como esse o paciente deve ir ao hospital.
Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.
O Cateter venoso central, de duplo lúmen está indicado para uso em pacientes que necessitam de administração intravenosa de fluidos, sangue e hemoderivados, drogas e soluções de nutrição parenteral, assim como coleta de sangue para amostra.
Porth-a-cath ou portocath, é como popularmente chamamos o cateter totalmente implantável, composto por um cateter longo, posicionado dentro de uma veia de grande calibre, ligado a um reservatório abaixo da pele, onde será realizada a punção e a infusão de medicação quimioterápica.
A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista).
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A infecção da corrente sangüínea relacionada à cateter ocorre quando o germe presente no local de inserção atinge a corrente sangüínea, resultando em bacteremia, que quando não contida, provoca infecção com grave comprometimento clínico, podendo resultar em septicemia.
Consiste em um dispositivo composto por um cateter longo que fica posicionado dentro de uma veia de grande calibre ligado a um reservatório localizado abaixo da pele, onde será realizada a punção e infusão da medicação. Eles são feitos em diversos diâmetros e comprimentos e de diferentes tipos de materiais.
O cateter é um dos equipamentos mais utilizados na enfermagem e na medicina. Quem já passou em um hospital com certeza já teve contato com esse tubo fino e flexível! Sua função principal é facilitar o acesso à veia do paciente para administrar medicamento, ou até fazer coleta para exames.
O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).
Como é feita a colocação do catéter? O catéter é colocado com um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular. O paciente é sedado e com anestesia local o cirurgião faz um pequena incisão no pescoço por onde ele coloca o catéter. Geralmente, é possível ir para casa no mesmo dia do procedimento.
A mediana de permanência do cateter foi de 50 dias (CCP) versus 112 dias (CTLP; p < 0,0001).
Cuidados com o cateter:Mantenha o seu cateter protegido com o curativo;Não molhe o seu cateter, banhos de piscina ou mar não são recomendados;Tenha cuidado nas manipulações do cateter para não danificá-lo, principalmente ao vestir-se;Em caso de saída do cateter, comprima o local e vá imediatamente ao hospital;
Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.
Não há contraindicações em relação ao lado que você possa dormir. Tome cuidado com febre, pois não é um sintoma esperado.
Lave sempre as suas mãos, vigorosamente, antes de tocar no seu cateter. Mantenha o seu cateter limpo e coberto com um curativo adequado. Feche o seu cateter conforme as orientações que você recebeu. Não deixe as roupas ou as outras coisas que você carrega rasparem ou puxarem o cateter.
É permitido a relação sexual com o catéter duplo J, entretanto, em sinal de sangramento com a relação sexual, ou atividade física, por exemplo é necessário aumentar a ingestão de água. Recomendo estar atento à cirurgia para a retirada do catéter junto ao médico assistente.
Qual o valor do Bitcoin em 2012?
O que é bom para crise de asma?
Qual cristal usar na virada do ano?
Qual a diferença entre ação local e ação sistêmica?
Como calcular o consumo mensal de energia?
Quais são os benefícios da recreação?
O que é massificação midiática?
O que significa certidão em um processo trabalhista?
Qual conceito de hermenêutica?
Como funciona um sensor capacitivo de proximidade?
O que significa nota 5 no MEC?
Qual a importância da universidade pública para a sociedade?