Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.
220 volts
Quando falamos instalação elétrica residencial, as tomadas têm a diferença de potencial entre dois (ou mais) pinos. Essa tensão pode ser de 127 volts ou 220 volts, dependendo da concessionária que abastece a região.
Ou seja, uma instalação de 220V possui fios de transporte de energia mais finos que uma de 127V. Contudo, não há diferença técnica entre as duas tensões, o desempenho de aparelhos iguais mas com voltagens diferentes é exatamente o mesmo, assim como a quantidade de energia consumida.
Para começar, é importante saber que voltagem nada mais é do que a tensão elétrica. Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). ... Já em uma instalação de 220V, os fios podem ter um diâmetro menor, uma vez que a corrente elétrica necessária para o aparelho funcionar vai ser menor.
A voltagem padrão da cidade de São Paulo é 110, porém em todos os lugares sempre tem tomadas 220 (identificadas) caso necessite.
O mais recorrente é dedicar as entradas 110v para lâmpadas e dispositivos comuns, enquanto a voltagem 220v fica dedicada a aparelhos de alta potência, como ar condicionados e chuveiros. Outra curiosidade é que a chamada tensão 110v, no Brasil, na verdade possui 127v.
Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.
O termo voltagem surgiu por causa do nome da tensão elétrica em inglês, “ voltage “. Entretanto, esse termo não existe no português. Além disso, como a unidade de medida é o Volt, acaba se tornando mais fácil para os leigos falarem voltagem. Assim como a voltagem, existe o termo amperagem para a corrente elétrica, que é medida em amperes.
No Brasil a voltagem é bem diversificada. Se possível, escolha aparelhos bivolt, ou seja, que funcionam em ambas as tensões. Celulares e computadores são os exemplos mais comuns, mas muitos outros aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos já são comercializados em versões bivolt.
Para testar a voltagem de um circuito AC (corrente alternada), ajuste o botão para V~, ACV ou VAC. A maioria dos circuitos domésticos geralmente é de corrente alternada.
Procure saber a voltagem das tomadas do imóvel e observe na indicação do produto que você quer comprar se ele é para uma instalação de 110V ou 220V. Antes de viajar, pesquisa qual a voltagem utilizada na região. No Brasil a voltagem é bem diversificada. Se possível, escolha aparelhos bivolt, ou seja, que funcionam em ambas as tensões.
Como passar os dados do iPhone para o iCloud?
Como se tornar um desenvolvedor no Android 10?
Como as lutas são classificadas quanto à distância?
Como virar um cavaleiro templário?
Como podem ser classificados os sinais analógicos?
Como transferir todos os dados do iPhone para o Android?
O que são os reflexos primitivos e cite quais são eles?
Como fazer análise de um documento histórico?
Como vender imóvel após inventário?
O que foi feito para aumentar a produção de alimentos no crescimento da população?
Como comprar um carro de leilão?
Como transferir dinheiro para social Bank?
Como transferir imóvel para esposa?
Como transferir para poupança Banco do Brasil?
Quanto vale 1 ponto sempre presente?
Como é gerado um campo elétrico Brainly?
Como reciclar e ajudar o meio ambiente?
Como deve ser feito o descarte adequado os diferentes tipos de lixo resíduos?
Qual a importância de se conhecer a história geológica da Terra?