Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.
220 volts
Quando falamos instalação elétrica residencial, as tomadas têm a diferença de potencial entre dois (ou mais) pinos. Essa tensão pode ser de 127 volts ou 220 volts, dependendo da concessionária que abastece a região.
Ou seja, uma instalação de 220V possui fios de transporte de energia mais finos que uma de 127V. Contudo, não há diferença técnica entre as duas tensões, o desempenho de aparelhos iguais mas com voltagens diferentes é exatamente o mesmo, assim como a quantidade de energia consumida.
Para começar, é importante saber que voltagem nada mais é do que a tensão elétrica. Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). ... Já em uma instalação de 220V, os fios podem ter um diâmetro menor, uma vez que a corrente elétrica necessária para o aparelho funcionar vai ser menor.
A voltagem padrão da cidade de São Paulo é 110, porém em todos os lugares sempre tem tomadas 220 (identificadas) caso necessite.
O mais recorrente é dedicar as entradas 110v para lâmpadas e dispositivos comuns, enquanto a voltagem 220v fica dedicada a aparelhos de alta potência, como ar condicionados e chuveiros. Outra curiosidade é que a chamada tensão 110v, no Brasil, na verdade possui 127v.
Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.
O termo voltagem surgiu por causa do nome da tensão elétrica em inglês, “ voltage “. Entretanto, esse termo não existe no português. Além disso, como a unidade de medida é o Volt, acaba se tornando mais fácil para os leigos falarem voltagem. Assim como a voltagem, existe o termo amperagem para a corrente elétrica, que é medida em amperes.
No Brasil a voltagem é bem diversificada. Se possível, escolha aparelhos bivolt, ou seja, que funcionam em ambas as tensões. Celulares e computadores são os exemplos mais comuns, mas muitos outros aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos já são comercializados em versões bivolt.
Para testar a voltagem de um circuito AC (corrente alternada), ajuste o botão para V~, ACV ou VAC. A maioria dos circuitos domésticos geralmente é de corrente alternada.
Procure saber a voltagem das tomadas do imóvel e observe na indicação do produto que você quer comprar se ele é para uma instalação de 110V ou 220V. Antes de viajar, pesquisa qual a voltagem utilizada na região. No Brasil a voltagem é bem diversificada. Se possível, escolha aparelhos bivolt, ou seja, que funcionam em ambas as tensões.
Como saber se o cartão de crédito foi bloqueado?
Como saber se o carvão do narguile está bom?
Como secar uma esponja de maquiagem?
É possível jogar tabuleiro no computador de exemplos?
Como a cocaína é absorvida pelo organismo?
Quanto tempo leva para um alimento sair nas fezes?
Onde surgiu o budismo e quem foi seu fundador?
O que é o meio interno do organismo?
Qual a importância do equilíbrio Orçamentario?
Para que foi criada a Organização Mundial da Saúde?
Quem inventou o bicho no futebol?
Como lavar cortina Wave em casa?
Quando surgiu o conceito de gestão de pessoas?
Quais as competências autocompositivas necessárias na formação do mediador?