Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.
Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.
Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país. “A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país […]
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
Não há diferença técnica entre as duas tensões.
O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.
42 curiosidades que você vai gostar
Normalmente equipamentos mais potentes precisam de uma corrente bem maior. Esse é o caso de aparelhos que precisam esquentar como um chuveiro, torneira elétrica ou ferro de passar. Essa é uma das características do 220V.
Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.
Para montarmos uma tomada 110V, ligamos um fio com fase e o neutro, assim teremos uma fase de 110V, que será a voltagem total; Para uma tomada 220V, ligamos as duas fases de 110V e deixamos o neutro solto.
Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!
Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.
O principal ponto é que a instalação elétrica fica mais barata: fios que suportam uma corrente elétrica elevada precisam ter a sua bitola (área) de material condutor maior e isso sai caro.
A resposta é simples. Como a tecnologia não existia no país na época da implantação da energia, tudo precisou ser importado, desde a mão de obra inicial até equipamentos. Com isso, a concessão foi dada a várias empresas que vieram de diversos países, entre eles Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.
Antes de embarcar, veja abaixo os principais padrões de voltagem e modelos de tomadas para os destinos mais comuns: 1) América do Sul: A maioria dos países adota 220 volts. A Colômbia e o Equador são as exceções, com 120V.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
A verdade é que a única distinção significativa envolvendo as tensões 127V e 220V reside na espessura dos fios. Na prática, quanto maior a voltagem, menor o dimensionamento dos componentes. Isso acontece porque os fios de menor diâmetro facilitam a movimentação de tensões maiores.
Usar um Transformador de Tensão
Esse dimensionamento pode ser feito através da potência e do fator de potência do transformador. E você pode optar por um transformador “geral” para todos os aparelhos, ou então pode comprar transformadores para circuitos exclusivos, se os seus aparelhos forem de tensões diferentes.
Qual tensão é melhor, 127 ou 220? Não existe esta tensão é melhor ou pior, para a seleção desta tensão são levadas em consideração muitas características, em termos de economia na conta de luz não existe diferença.
A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão. O que os carregadores fazem é converter os 110 ou 220 volts em corrrente alternada que chegam pela tomada em cerca de 5 volts em corrente contínua, que são adequados para alimentar a bateria.
E é importante saber que as extensões elétricas comuns podem ser utilizadas em tensões de até 250V~. Ou seja: você pode usar a extensão em tomadas 220V~ ou 127V~.
Ao viajar para o México é preciso atentar para as tomadas do país, uma vez que são diferentes das do Brasil. Nesse país, as tomadas, em geral, são como as americanas e contam com dois pinos achatados. Além disso, a voltagem em todo o país é de 110V.
110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127.
Na região sudeste, por exemplo, empresas canadenses optaram por estabelecer a voltagem de 110 V, enquanto as primeiras concessionárias de energia que atuaram na região nordeste optaram pela rede elétrica de 220 V.
Qual cor combina com mostarda masculino?
Quem foi Charles Babbage qual sua contribuição?
Faz mal comer macarrão instantâneo vencido?
Quanto cobrar de juros de mora?
Quanto tempo um processo pode ficar?
Qual o melhor regime tributário para representante comercial?
Qual pomada tem ácido retinóico?
Em que país a arquitetura é mais valorizada?
Como elaborar uma atividade para o trabalho de corpo e movimento nas aulas da educação infantil?
Qual a velocidade do turbo-hélice?
Onde é melhor para se morar no Brasil ou em Portugal?
Quando se iniciou a globalização?
O que dá direito à estabilidade no emprego?