A Era Mesozoica, também chamada de “Era Secundária”, está dividida em três períodos, a saber: Triássico: corresponde ao período entre 250 a 205 milhões de anos atrás. Jurássico: corresponde ao período entre 205 a 142 milhões de anos atrás. Cretáceo: corresponde ao período entre 135 a 65 milhões de anos atrás.
Na escala de tempo geológico, o Cretáceo ou Cretácico é o período da era Mesozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre há 145 milhões e 66 milhões de anos, aproximadamente. O período Cretáceo sucede o período Jurássico de sua era e precede o período Paleogeno da era Cenozoica de seu éon.
Período geológico compreendido entre -208 e -144 milhões de anos. Faz parte da Era Mesozoica, juntamente com o Triásico, a que sucede, e o Cretácico, que precede.
O Período Cretáceo é compreendido entre 146 milhões e 65 milhões de anos atrás. Entre as principais características desse período está o surgimento de raias, tubarões modernos e répteis marinhos.
A extinção em massa de 66 milhões de anos atrás se chama evento K-Pg, sigla que se refere ao momento em que acaba o período Cretáceo (Kreide, em alemão) e inicia o período seguinte, o Paleógeno (Pg).
26 curiosidades que você vai gostar
A Era Mesozoica iniciou-se há cerca de 250 milhões de anos e durou em torno de 185 milhões de anos. Ela pode ser dividida em três períodos: o Triássico, o Jurássico e o Cretáceo.
A Era Mesozóica (= vida intermediária), corresponde a uma das Eras do Éon Fanerozóico, e compreende o período de tempo entre 250 a 65 milhões de anos atrás. Esta Era se subdivide nos períodos Triássico (250 a 199 m.a.), Jurássico (199 a 154 m.a.) e Cretáceo (145 a 65 m.a.).
O período Cretáceo foi um dos períodos mais quentes da história da Terra. Os pólos estavam desprovidos de gelo e as temperaturas médias dos oceanos no Atlântico atingiram até 35°C apresentando um clima típico de estufa; alguns até se referem a Terra como protagonista de um efeito superestufa .
Período Cretáceo
O último período da Era Mesozóica começou há 145,5 milhões de anos e terminou 65,5 milhões de anos atrás.
A Era Cenozoica começou há 65 milhões de anos e dura até o presente. Significa "vida nova" e também é conhecida como a Idade dos Mamíferos. É nessa era que surge o homem atual, o Homo Sapiens e a tecnologia.
Na escala de tempo geológico, o Jurássico é o período da era Mesozoica do éon Fanerozoico. Cobre 65,3 milhões de anos (desde o período Triássico, de há 201,3 milhões de anos, até ao início do Cretáceo, há 145 milhões de anos).
A extinção Triássico-Jurássica ocorreu apenas 50 milhões de anos após o maior evento de extinção na era da vida animal, a extinção Permiano-Triássica de cerca de 250 milhões de anos atrás.
Jurássica
2 - Coisa ou pessoa velha, ultrapassada. Aquela professora é jurássica.
O Período Jurássico corresponde ao segundo período da Era Mesozoica (entre 205 a 142 milhões de anos atrás) sendo suas principais características o início da fragmentação da Pangeia e o surgimento dos dinossauros. Ademais, foi nesse período que surgem as reservas de petróleo, decorrente do acúmulo de sedimentos.
O Jurássico é conhecido por ser o “período dos dinossauros”, a idade de ouro dos grandes Saurópodes, Apatossauros, Doplodocus, e muitos outros que serviram de alimento para os grandes terópodes, como o Alossauro. Os dinossauros jurássicos eram mais complexos e evoluídos, superiores aos pequenos dinossauros triássicos.
Páginas na categoria "Dinossauros do Cretáceo"Abelissauro.Abydosaurus.Acanthopholis.Achelousaurus.Acheroraptor.Achillesaurus.Achillobator.Acristavus.
Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta.
“Constatamos que no Cretáceo Superior o território paulista formava uma superfície achatada, cruzada por pouquíssimos rios efêmeros e caracte- rizada por um clima em geral seco, mas que alternava períodos mais áridos e mais úmidos”, explica Giorgio Basilici, professor do Instituto de Geociências (IG).
Dominaram o planeta nos períodos Jurássico e Cretáceo e extinguiram-se no final deste último, há 65 milhões de anos, numa extinção em massa de espécies animais e vegetais que marca o fim da era Mesozoica e o início da era Cenozoica.
A Era Cenozoica iniciou-se logo após a grande extinção que ocorreu no final da Era Mesozoica, há aproximadamente 65 milhões de anos. Ela abrange dois períodos: o período Terciário e o período Quartenário.
As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.
A era Mesozoica sucede a era Paleozoica ("vida antiga") e precede a era Cenozoica ("vida nova"), ambas de seu éon. Divide-se nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, do mais antigo para o mais recente. ... Esta foi uma era dominada pelos répteis, como os dinossauros, pterossauros e plesiossauros.
Com espécies pequenas (de tamanho comparável ao de uma galinha) e outras que ultrapassavam os 10 metros de altura, os dinossauros tinham hábitos alimentares variados, sendo que algumas espécies eram herbívoras e outras carnívoras (se alimentavam de insetos, anfíbios e até mesmo de outros dinossauros).
O desaparecimento dos dinossauros como resultado da colisão de um asteroide com a Terra há 66 milhões de anos é uma hipótese amplamente aceita pela comunidade científica.
O que é a distribuição na farmacocinética?
Como solicitar o PPP para aposentadoria?
Como faz pra mudar o sexo do Bitmoji?
Qual o nome do segundo filho de Sasuke e Sakura?
É vantajoso amortizar financiamento?
Quais são os segmentos do mercado?
Quais são as relações exteriores da Europa?
Como calcular a quantidade de forro para o teto?
Qual era o nome do Deus dos hebreus?
Quando ocorre isomeria de função *?
Qual é a carne mais mole do mundo?
Quanto ganha para ser ponto de retirada Facily?
Qual a diferença entre imediata e mediata?
Qual o melhor ácido para clarear axila e virilha?
O que fazer para aquecer um passarinho?
Faz mal usar pomada Hipoglós vencido?