- Disjuntor Unipolar: É indicado para circuitos com uma única fase. ... - Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos com chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase com 220 v. - Disjuntor Tripolar: É indicado para circuitos com três fases.
Disjuntor unipolar – como o próprio nome já diz, é um disjuntor indicado para circuitos com apenas uma fase, como os circuitos de iluminação e tomadas de sistema monofásico fase de 1 v. Disjuntor bipolar – para circuito de duas fases, como torneiras e chuveiros com sistemas bifásicos, fase de 220 v.
Sendo assim, a diferença entre 1 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes. O calibre dos fios que vão transportar a energia, por exemplo, são menores em uma tensão de 220V, do que em uma de 110V.
Os disjuntores monopolar ou unipolar devem ser usados em circuitos de 127V com apenas uma fase. Exemplos desse tipo de circuito são os presentes em sistemas de iluminação e tomadas. Nos disjuntores monofásicos apenas um cabo é energeticamente carregado e o outro é o neutro.
Monopolar:mono significa um ou único, polar é uma extramidade. Já unipolar:uni:único;polar é extremidade,pólo:um só polo. Estas duas palavras têm a mesma semântica,isto é,o mesmo significado.
Quais são os modelos de disjuntores? O disjuntor bipolar é utilizado em circuitos ou instalações que possuem dois condutores de fase, que é o caso de circuitos com chuveiros, torneiras elétricas, tomadas de uso geral ou tomadas de uso especial por exemplo, entre outras aplicações.
Os disjuntores já existem há muito tempo, aqui no Brasil, os dois modelos mais comuns são os disjuntores Nema (disjuntores pretos, residências e mais antigos) e os disjuntores DIN (Disjuntores brancos, mais modernos e os mais seguros). O disjuntor funciona como uma “emenda” do fio.
Para começar o dimensionamento do disjuntor, você precisa levantar a potência de todos os circuitos da instalação elétrica. Neste exemplo abaixo temos uma instalação com os seguintes circuitos: Circuito 2 – Circuito de Tomadas TUG, 1.100W Circuito 3 – Outro Circuito de Tomadas TUG, 1.100W
Sabendo disso iremos te ajudar a escolher o disjuntor ideal para sua instalação, apresentando as principais características dos disjuntores e quais são os tipos de disjuntores, vamos lá pessoal! O que é disjuntor e qual a função do disjuntor?
Como conseguir distintivos na Twitch?
Como é feita a endoscopia pelo SUS?
Como gerar energia com baixo custo?
Qual a importância dos relacionamentos na terceira infância?
Como georreferenciar DWG no QGIS?
Quais são os meios de controle administrativo?
Como gerar nomes aleatórios em C?
Como contar prazos processuais novo CPC?
Como é um estágio em um escritório de advocacia?
Como funciona o freio motor VEB da Volvo?
Quanto tempo dura o glicogênio no corpo humano?
Como descongelar a placa da geladeira?
Onde é utilizado os derivados do petróleo Cite 5 Exemplos?
Como funciona a Milionária Federal?
O que significa transferência de fundo de comércio?
Qual a importância do esporte paralímpico?
Quais os 21 objetivos da Agenda 21?