Qual a diferença de prescrição bienal e quinquenal?

Pergunta de Fabiana Matilde Rodrigues de Gaspar em 27-05-2022
(19 votos)

Os dois prazos influenciam o mesmo direito de ação. Há um prazo quinquenal (5 anos) e um bienal (2 anos). A diferença é que cada um deles conta-se de um termo inicial distinto, mas os dois operam juntos (são consumidos ao mesmo tempo).

O que quer dizer prescrição quinquenal?

Já a prescrição quinquenal trabalhista se refere ao tempo de serviço que poderá ter suas verbas devidas reclamadas, ou seja, a partir da abertura da ação judicial até cinco anos antes.


O que é prescrição bienal e prescrição quinquenal no processo do trabalho?

A Prescrição no Direito do Trabalho

Neste artigo está definido que prescreve em 5 anos a pretensão de se obter algum direito decorrente às relações de trabalho (prescrição quinquenal), limitados a 2 anos após o término do contrato de trabalho (prescrição bienal).

Como se conta a prescrição quinquenal?

A prescrição qüinqüenal conta-se da data do ajuizamento da reclamatória trabalhista. Art. 7º, inciso XXIX, da Constituição Federal.

Qual é o marco de prescrição bienal?

A prescrição bienal está estabelecida pelo artigo 7º, inciso XXIX, da Constituição Federal e no artigo 11 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por tais dispositivos, o empregado, após a rescisão do contrato de trabalho, tem o prazo de dois anos para ingressar com reclamação trabalhista.

Prescrição trabalhista bienal e quinquenal.


21 curiosidades que você vai gostar

Quando começa a contar a prescrição bienal?

A prescrição bienal do direito de ação conta-se do último dia do contrato empregatício e a contagem do prazo é regida pela Lei nº 810/49, a qual define o ano civil e cujo art. 1º preconiza: Considera-se ano o período de doze meses contados do dia do início ao dia e mês correspondentes do ano seguinte.

Qual o termo inicial para a contagem da prescrição bienal?

O termo inicial da prescrição bienal coincide com o termo final do aviso prévio, independente da data do pagamento dos haveres resilitórios e sua homologação. Inteligência conjunta dos artigos 7º , inciso XXIX , da CRFB e 489 , da CLT .

O que é prescrição quinquenal?

Segundo Sérgio Pinto Martins, a prescrição bienal refere-se ao prazo em que o empregado pode ingressar com a reclamação trabalhista após a rescisão do contrato de trabalho. Assim, o empregado terá dois anos (bienal) para ingressar com ação, a contar da cessação do contrato de trabalho.

Como contar prazo prescricional de 2 anos?

Para a Corte, o prazo prescricional só começa a correr após o fim do aviso-prévio proporcional ou sua projeção, caso haja aviso prévio indenizado, sendo que afoi ajuizada dentro do prazo regular de dois anos, considerando que a projeção do aviso-prévio proporcional chegou a 42 dias, e não os 39 dias levados em conta ...



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com