As fímbrias, também chamadas de pili, são composições formadas por filamentos, onde estão ligadas à função de aderência, e conjugação, pois transportam material genético. Os flagelos são composições filiformes utilizados na mobilidade da bactéria. Estão presos na membrana plasmática pelo corpo basal.
As fímbrias comuns são curtas, finas e rígidas, e têm função de dar a aderência para a bactéria em sua locomoção e temos tambem as fímbrias sexuais que são maiores e servem de canais para a transferência unidirecional de DNA entre células bacterianas no processo de conjugação.
Como as fímbrias Distinguem-se dos pili tanto estrutural como funcionalmente? Funcionalmente as fimbrias são estruturas de aderência, enquanto o pili atua na transferência de DNA. O pili é mais comprido e são encontrados poucos por célula.
As fímbrias podem ocorrer em toda a superfície da célula. Função das fímbrias: Fixar as bactérias ao substrato e em outras células. Pili sexuais normalmente são mais longos que as fímbrias, havendo um ou dois por célula.
Exemplos de gêneros com espécies esporuladas são: Clostridium e Bacillus. Os esporos são inertes, não apresentam atividade metabólica e não se multiplicam, podendo sobreviver por anos no ambiente.
32 curiosidades que você vai gostar
Os flagelos são filamentos finos e compridos (maiores que o corpo do organismo onde se encontram), constituídos por protoplasma que se expande do corpo celular. São capazes de movimento vibratório, utilizado na locomoção e alimentação. São frequentes nos protozoários, esponjas e gâmetas móveis.
→ Função dos cílios e flagelos
Geralmente, eles estão presentes em locais úmidos e, por meio dos movimentos realizados, criam uma corrente no ambiente. Essa corrente pode ser utilizada pelos organismos para a sua locomoção, respiração, captura de alimentos, entre outras funções.
A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células.
A movimentação dos flagelos é conseguida graças a um mecanismo que desencadeia o deslizamento dos microtúbulos. Um par de microtúbulos passa o outro, movendo-se sem que haja contração. Esse deslizamento é conseguindo graças às ligações de proteínas que unem os pares de microtúbulos.
Como colocar aceite de cookies no site?
Como recuperar bezerros fracos?
Como o sistema nervoso se relaciona com os outros sistemas do corpo humano?
Qual parte do corpo sente mais dor?
O que o salmista quis dizer no Salmo 91?
O que fazer na Serra Gaúcha gastando pouco?
Como identificar autismo 4 anos?
Quais materiais são indicados para a esterilização através do vapor saturado sob pressão?
Para que serve agulha 25 por 8?
Qual o valor do visto mexicano?
Quem julga o prefeito por crime comum?
Como neutralizar o ácido fluorídrico?
Qual a cor do sangramento de nidação?
Qual a melhor lua para fazer mudas de galhos?
Como pode ser definido o leite?
Como eu sei que o arroz está estragado?