1%
( ) Sempre que possível, os condutores horizontais devem ser projetados com declividade uniforme mínima de 1%.
Fonte: NBR 10844:1989 No caso dessa mudança de direção estar a uma distância igual ou inferior a 4 m da saída da calha, a vazão de projeto deve ser majorada pelos coeficientes multiplicativos apresentados na Tabela 2.
Agora, suponhamos que o pluviômetro registrou 20mm. Então multiplique a área do telhado por 20 e terá o volume de água captado durante essa chuva. Exemplo: 25m2 x 20mm = 500 litros.
A tubulação para águas pluviais é uma peça pré-moldada circular feita de concreto. Ela possui encaixe tipo ponta e bolsa e é comercializada em diversas alturas, pesos e diâmetros. A escolha do tipo da peça vai depender do local onde será instalado, do objetivo que se espera dela e da necessidade de vazão.
As calhas de beiral e platibanda devem, sempre que possível, ser fixadas centralmente sob a extremidade da cobertura e o mais próximo desta. II. A inclinação das calhas de beiral e platibanda deve ser uniforme, com valor mínimo de 1,0%.
Condutor horizontal: canal ou tubulação horizontal destinada a recolher e conduzir águas pluviais até locais permitidos pelos dispositivos legais. Condutor vertical: tubulação vertical destinada a recolher águas de calhas, coberturas, terraços e similares e conduzi-las até a parte inferior do edifício.
Dados de entrada: Q é a vazão de projeto (L/min); H é a altura da lâmina de água na calha (mm); L é o comprimento do condutos vertical (m). Incógnita (dado de saída): Diâmetro interno do condutor vertical (mm). Q: é a vazão de projeto (L/min); H: é a altura da lâmina de água na calha (mm);
O índice pluviométrico mede quantos milímetros chove por ano em um m². Por exemplo: em São Paulo chove em média por ano 1.350 mm/m², que equivalem a 1.350 litros ou 1.35 m³ por metro por ano, o que multiplicado pela área projetada do telhado fornece o potencial máximo de captação.
Ao definir o consumo médio, a conta para definir o tamanho do reservatório é simples. N° de pessoas x Litro por pessoa x dias de reserva = tamanho ideal. Por exemplo, em uma casa com 4 pessoas, considerando o consumo médio de 150 Litros por pessoas, e uma reserva para 2 dias sem água : 4x150x Litros.
Considerando a declividade mínima de 0,5%, os diâmetros resultantes para os condutores horizontais são os seguintes: Por fim, confira abaixo os diâmetros resultantes para a edificação: A nossa planilha verifica em poucos segundos se as dimensões escolhidas para a sua calha atendem aos critérios determinados pela norma.
No nosso post anterior sobre Águas Pluviais, explicamos como dimensionar calhas e condutores de acordo com as recomendações da ABNT NBR 10844/1989 – Instalações prediais de águas pluviais. Se você não leu ainda, recomendamos que dê uma olhada, clicando aqui.
Os valores de declividade podem variar de 0 ° a 90° e podem também ser expressos em porcentagem. dh = diferença de altura BC (equidistância vertical) dH = distância horizontal AC (distância entre os pontos) a declividade D é dada pela seguinte relação: Ou, expressa em percentagem : l = comprimento da rampa.
O comprimento da chave de Lúcifer foi reduzido de 128-bits para 56 bits, o que a NSA e NIST argumentaram foi suficiente.
Qual a diferença entre aço galvanizado e ferro galvanizado?
O que fazer quando o frete é mais caro que o produto?
Qual a importância da Profase 1 na meiose?
Como fazer opção pelo Simples Nacional 2021?
Como dividir o comprimido em três quartos?
Como eliminar câncer de estômago?
Pode jogar água com sal no churrasco?
Como ficar com as pernas mais flexíveis?
Quando devo tomar soro caseiro?
Qual criptomoeda comprar em 2022?
Qual a diferença entre ABNT NBR e ISO 9001?
Como fazer registro de empregada doméstica no eSocial?
O que vem na caixa do Redmi Note 9 Pro?