Iara significa “aquela que mora nas águas”, uma sereia de beleza encantadora, cabelos longos, pretos e olhos castanhos.
IARA É UMA PERSONAGEM DO FOLCLORE BRASILEIRO.DE ACORDO COM A LENDA DE ORIGEM INDÍGENA,IARA É UMA SEREIA COM CORPO DE MULHER DA CINTURA PARA CIMA E DE PEIXE DA CINTURA PARA BAIXO,MORENA DE OLHOS CASTANHOS E CABELOS NEGROS. A LENDA CONTA QUE A LINDA SEREIA FICA NOS RIOS DO NORTE DO PAÍS ONDE COSTUMA VIVER.
Morte. As causas e até a data de sua morte permanecem envoltas em mistério. De acordo com o relatório da Operação Pajussara (operação que teve a participação de mais de 200 policiais, e que visava capturar Lamarca) Iara teria se matado com um tiro em um apartamento em Pitituba (Salvador-BA), no dia 71.
rio Amazonas
Iara, Uiara (do tupi y-îara, "senhora das águas") ou Mãe-d'água é, segundo o folclore brasileiro, uma linda sereia que vive no rio Amazonas. Sua pele é parda, possui longos cabelos verdes e olhos castanhos.
ELA TEM O PODER DE CEGAR QUEM A ADMIRA E LEVAR OS HOMENS ATRAÍDOS POR ELA PARA O FUNDO DO RIO. SEGUNDO A LENDA, IARA ERA UMA ÍNDIA GUERREIRA, TRABALHADORA E CORAJOSA. RECEBIA MUITOS ELOGIOS DO SEU PAI QUE ERA PAJÉ, E CONSEQUENTEMENTE DESPERTAVA A INVEJA DE ALGUNS DA TRIBO, ESPECIALMENTE DE SEUS IRMÃOS HOMENS.
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.
Sereia ou sirena é uma figura da mitologia, presente em lendas que serviram para personificar aspectos do mar ou os perigos que ele representa. Quase todos os povos que dependiam do mar para se alimentar ou sobreviver, tinham alguma representação feminina que enfeitiça os homens até se afogarem.
Lendas do folclore brasileiro São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.
Porém, as intenções de Iara são malignas e fatais, e o que ela quer na verdade é atraí-los para a morte. São raros os que sobrevivem ao encantamento da sereia e caso retornam não conseguem ter uma vida normal por ficarem loucos.
Folclore. A Iara faz parte do folclore brasileiro. Segundo a lenda, ela era uma sereia que cantava uma melodia irresistível, atraindo os homens para o fundo do rio. Ouvir: Iara. História da Iara - Brasil Escola. A Iara é uma lenda do folclore brasileiro.
Segundo a lenda, em algumas de suas muitas versões, a Iara, quando está fora das margens e da água, transforma-se em uma linda mulher. No entanto, quando nessa forma, perde todos os seus poderes. Um das curiosidades a respeito da Iara é sua forma de sereia. Originalmente, os índios não traziam em sua cultura uma mulher metade gente e metade peixe.
E a Terra não é “viva” apenas sob a ótica biológica, mas também sob a ótica atmosférica, geológica e física, uma vez que tudo isso está em constante transformação. Quanto à sua formação, estima-se ocorreu há aproximadamente 4,56 bilhões de anos.
Como funciona teste pra modelo?
Como é chamada a concentração de pessoas na área urbana do município?
Como se dá o abastecimento de água de um rio como se formam as nascentes?
Qual a classificação do contrato de doação?
Em que hipóteses ocorre a revogação do testamento?
Como se classifica o grau em que o adjetivo está?
Como surgiu o conceito de civilização?
O que significa cadastramento do Processo Judicial?
Quando surgiu a camada de ozônio?
Tem como eu fazer faculdade dentro da Marinha?
Como se dá a repartição das receitas tributárias da União?
O que ocorreu após o desmembramento da Iugoslávia?
Como é o posicionamento a entrada do ureter na bexiga e por quê?
Como a violência simbólica pode ser identificada no meio escolar?
Quais são os mecanismos de controle da força muscular?
Como é feita a classificação do algodão?
Como são classificados os espaços confinados?
Quando começa e quando se completa a união da alma com o corpo?