Outro aspecto de grande interesse médico-pericial é a tonalidade da equimose. De início, a coloração é avermelhada; depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias. No entanto, fatores como diversidade biológica, localização, extensão e profundidade da lesão, cor da pele e tratamento são capazes de modificar a evolução do espectro equimótico.
Principal diferença entre equimose x hematoma:
✓ Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.
O que causam essas manchas roxas ou equimoses? As equimoses podem ocorrer por um acidente, por uma queda, por um trauma, quando você torce o tornozelo, quando você quebra um osso, quando você passa por uma cirurgia cirurgia plástica, até mesmo cateterismo cardíaco.
Fase final: verde e amarelado
Depois, vem a bilirrubina, cuja coloração é amarelada. Como a hemoglobina é rica em ferro, pode ser que permaneçam traços desse mineral na área do hematoma depois da eliminação das moléculas verdes e amarelas. E já que ele tem cor próxima ao marrom, é normal a mancha ficar nesse tom.
41 curiosidades que você vai gostar
A biliverdina é convertida enzimaticamente após 7 a 10 dias, em bilirrubina, ficando com coloração amarelada. Finalmente com 10 a 15 dias adquire cor castanha amarronzada por causa da hemossiderina, até sumir. Evolução de hematoma traumático em membro inferior.
Quando se tratam dos hematomas roxos, isso quer dizer que já passaram da 1a fase (vermelha). A cor roxa dura uma média de 5 dias, enquanto, logo depois, vem outras fases e colorações. É uma evolução gradual dos tecidos envolvidos e costuma durar uma total de 15 dias ou um pouco mais para a resolução ser completa.
Quais são os sintomas de equimoses? O principal sintoma de equimose é uma área de descoloração da pele maior que 1 centímetro. A área também pode ser sensível e dolorosa ao toque. Suas equimoses mudam de cor e desaparecem quando seu corpo reabsorve o sangue que se acumulava sob a pele.
Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
Sangramentos e manchas roxas na pele
Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele).
A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.
Hematoma define-se como uma coleção (ou seja acúmulo) de sangue num órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismo, alterações hematológicas ou outras causas. Também conhecido como nódoa negra, pisadura ou lívido quando se acumula debaixo da pele.
O tempo de cura de um hematoma é de, em média, 7 dias - a depender da quantidade de sangue acumulada no local.
A tonalidade arroxeada das equimoses, que guarda correspondência de significado com a cor violeta ou violácea, geralmente ocorre no segundo e no terceiro dia após o trauma que a determinou, ao se considerar a evolução do espectro equimótico de Legrand du Saulle, conforme a literatura compulsada.
As equimoses emotivas aparecem geralmente nos braços e nas coxas. A equimose ocorre quando o sangue extravasado se infiltra e coagula nas malhas do tecido, já o hematoma são coleções sanguíneas produzidas pelo sangue derramado que descola da pele.
O que são Manchas Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf? São Equimoses espalhadas no pulmão decorrente de afogamento por asfixia.
Doenças infecciosas como dengue e febre amarela, leucemia e doenças autoimunes, como a lúpus, são outra causa para as manchas roxas na pele. As alterações na imunidade afetam a sobrevivência das plaquetas, o que provoca as manchas.
A indicação é universal: se você detectar manchas na pele, procure um médico especialista. É que alterações são assunto sério: sejam as tão famosas sardas ou uma pinta irregular que você nunca tinha visto antes.
Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.
Se um vaso sanguíneo se romper ou for cortado, há um vazamento de sangue que causa uma hemorragia. O sangue pode sair para fora do corpo (hemorragia externa) ou pode fluir para os espaços em volta dos órgãos ou diretamente para o interior deles (hemorragia interna).
O coágulo de sangue é um aglomerado de sangue que mudou de seu estado natural líquido para um estado gelatinoso ou semissólido. A coagulação é uma resposta natural do corpo, e acontece para o organismo parar de perder sangue em determinado vaso danificado.
Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, pode-se aplicar compressas de água morna, pois aumentam a circulação sanguínea local e ajudam a remover os coágulos formados. Para isso, deve-se molhar um pano em água morna e depois aplicar sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos.
Essa cor amarelada indica a suspeita de uma infecção bacteriana no local da ferida. Significa que o seu sistema de defesa não está sendo suficiente para dar conta de invasores. Isso significa que você deve procurar um médico para obter indicação de um tratamento mais eficaz do que o que está sendo adotado.
Aplicação de gelo, compressa morna e massagens são medidas que ajudam a eliminar hematomas mais rapidamente. Confira, a seguir, como adotar esses truques e se livre de manchas roxas, amareladas e marrons pelo corpo. O gelo reduz o fluxo de sangue na área atingida, evitando que o hematoma aumente.
Logo após (se a batida for mais forte), a lesão começa a ter a aparência roxa e são as hemácias que resultam nessa coloração. Essa é a primeira fase após a ruptura dos vasos e quanto mais sangue passa na área atingida mais escura será a coloração do hematoma. Esse estágio dura de 4 a 7 dias.
Como fazer para descobrir de onde vem a infiltração?
Como organizar uma formatura simples?
Como saber se o bebê tem nanismo?
Quantas mamadeiras por dia um bebê de 1 ano?
O que fazer para evitar que o câncer volte?
O que significa pavimentos na construção civil?
Qual é o nome da instituição que rege o voleibol no mundo?
Quais os riscos do preenchimento?
O que são os rendimentos líquidos?
Como é feita a entrega de uma intimação?
Como se classifica a execução quanto ao procedimento?
Quais os 3 tipos de reações adversas frente a transfusão sanguínea?