Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias.
As principais substâncias químicas presentes na urina são: água; ureia; ácido úrico; hidróxido de amônio (ou amoníaco aquoso) e cloreto de sódio.
Os constituintes normais são a ureia, o amoníaco, a creatinina e a creatina, ácido úrico, ácidos aminados, cloretos, sulfatos, fosfatos, oxalatos, etc. Podem encontrar-se substâncias anormais, como proteínas, glicose e outros glícidos, corpos cetónicos, bilirrubina, sangue, etc.
Composição da urinaEletrólitos tais como o sódio, o potássio, o cálcio, o magnésio e o cloreto.Produtos químicos Nitrogenous tais como a uréia e a creatinina.Vitaminas.Hormonas.Ácidos orgânicos tais como o ácido úrico.Outros compostos orgânicos.
Muitas substâncias são encontradas regularmente na urina, em taxas fisiológicas normais, mas podem estar aumentadas em determinadas condições patológicas, entre as quais se conta a glicose, a ureia, a creatinina, o ácido úrico, o sódio, o cloreto, o potássio, o cálcio, o magnésio, a amônia, o fosfato e o sulfato.
39 curiosidades que você vai gostar
O odor diferente da urina, como a amônia, por exemplo, pode indicar um quadro de infecção urinária, já uma urina com cheiro adocicado está relacionada ao diabetes.
A urina carrega altas quantidades de ureia, e quanto maior a quantidade de ureia na urina, mais forte e característico será seu odor. Na maioria dos casos, o mau cheiro indica uma urina pouco diluída. Em geral, é uma urina com cor amarelo forte.
Homens: 7,0 a 44,0mg/24h. Mulheres: 4,0 a 31,0mg/24h. Crianças: 13,0 a 38,0mg/24h. A análise da quantidade de sódio que é eliminada na urina é importante em casos de pacientes com cirrose, hipertensão e em casos de edema.
Os principais excretas da urina humana são: a ureia, o cloreto de sódio e o ácido úrico.
Uma pessoa adulta saudável que tenha uma dieta comum produz entre 1000 e 2000 ml de urina por dia. Um volume diário de urina superior a 2,5 L foge ao padrão normalmente encontrado, a menos que o indivíduo beba líquidos em excesso ou sofra de alguma doença.
Urina transparente
Quando a urina fica clara demais, isso é um sinal de que ela está muito diluída. Nesse caso, a primeira coisa a fazer é avaliar se você está tomando água em excesso, o que faz os rins trabalharem mais para eliminar os líquidos desnecessários.
O sistema excretor exerce um rigoroso “controle de qualidade” sobre o sangue, mantendo diversas substâncias em suas quantidades normais. A excreção é o resultado do nosso metabolismo, por isso, as fezes não fazem parte desse processo — elas são restos alimentares.
A urina é o produto da filtração do sangue pelos rins e é formada principalmente por água, sais e substâncias tóxicas, como a uréia e o ácido úrico.
Para manter os níveis necessários de água no corpo é preciso eliminar a água que não saiu pela transpiração, o que é feito através da urina. Assim o corpo diminui a produção do hormônio que aumenta a reabsorção nos túbulos renais, aumentando o volume de urina.
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. ... Em organismos unicelulares os resíduos são eliminados através da superfície da célula.
O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo.
A calciúria de 24h expressa o equilíbrio entre o cálcio absorvido, o gerado pela remodelação óssea e a reabsorção tubular renal. Em dieta livre ou padronizada com 1.200 mg de cálcio, espera-se que não sejam eliminados mais do que 4 mg/kg/24h.
A produção de urina em excesso, conhecida cientificamente como poliúria, acontece quando se faz mais de 3 litros de xixi em 24 horas e não deve ser confundida com a vontade frequente para urinar em quantidades normais, também conhecida como polaquiúria.
Sintomas da cistiteNecessidade urgente de urinar com frequência;Escassa eliminação de urina em cada micção;Ardor ao urinar;Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;Febre;Sangue na urina nos casos mais graves.
Urina amarela forte ou muito amarela
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.
À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água.
A urina com cheiro intenso de peixe geralmente é um sinal da síndrome do odor de peixe, também conhecida como trimetilaminúria.
Muita vontade de urinar
Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz com que o paciente ingira mais líquidos. Isso cria um círculo vicioso. Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.
A presença de corpos cetônicos na urina pode ser resultado de diversas situações, sendo as principais:Diabetes do tipo 1 descompensada;Cetoacidose diabética;Jejum prolongado;Problemas do pâncreas;Prática excessiva de exercícios;Dieta pobre em carboidrato e rica em gordura;Gravidez;Vômito frequente.
· Prostaglandinas e bradicinina: Promotoras de vasodilatação, causando o aumento da taxa de filtração glomerular e do fluxo sanguíneo renal.