Os parasitas podem ser classificados segundo vários critérios: - Quanto ao número de hospedeiros: São classificados em monoxenos ou monogenéticos e heteroxenos ou digenéticos. Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu ciclo evolutivo em um único hospedeiro.
Hospedeiro
Ex.: o caramujo é o hospedeiro intermediário do S. mansoni. Hospedeiro paratênico ou de transporte: é o hospedeiro intermediário no qual o parasito não sofre desenvolvimento ou reprodução, mas permanece viável até atingir novo hospedeiro definitivo.
Organismos parasitas Entre os organismos de domínios diferentes do hospedeiro estão as bactérias, os protozoários e os vírus, que são endoparasitas que podem até chegar a se alojar no interior das células do hospedeiro.
Chama-se ao ser humano ou animal que acolhe bactérias, vírus ou parasitas. Chama-se hospedeiro primário aquele onde se desenvolve a maior parte da sua existência e, sobretudo, o seu crescimento. Por outro lado, é chamado de hospedeiro secundário ao que abriga o parasita apenas numa fase inicial do seu crescimento.
Definitivo. O hospedeiro definitivo é aquele que abriga, em seu organismo, o parasita em sua fase madura.
Intermediário abriga um parasita na fase de larva. Hospedeiro definitivo abriga um parasita na forma adulta. Reprodução – se o parasita se reproduz assexuadamente, o hospedeiro é intermediário. Se o parasita se reproduz sexuadamente, o hospedeiro é definitivo.
Na Malária, o HOSPEDEIRO DEFINITIVO é o mosquito Anopheles, pois a reprodução sexuada (produção de gametas) ocorre em seu organismo e,consequentemente, o ser humano age como HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO, no qual ocorre a reprodução assexuada do parasita (esquizogonia).
Outro exemplo é o das espécies de Plasmodium que infectam aos seres humanos, protistas apicomplexos que produzem a malária, caso no qual o hospedeiro secundário é um mosquito do gênero Anopheles; o qual age como vector da doença. Em função de sua utilidade para o parasita existem vários tipos de hospedeiros:
Hospedeiro definitivo: designa a um ser vivo que é imprescindível para o parasita já que este desenvolverá principalmente sua fase adulta nele. É aquele que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada.
Em Biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista. A palavra deriva do latím hospitator , significando visita, hóspede.
Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros. São exemplos o esquistossomo e o tripanossoma. ectoparasitas ou endoparasitas. Ectoparasitas são os que se localizam nas partes externas dos hospedeiros.
O que pode substituir o papel de parede?
Quando é necessário bater estaca?
Qual é a idade do Rodrigo Santoro?
Quais são as demonstrações contábeis?
Qual o número de ligações sigma e Pi?
Qual o piso salarial de um enfermeiro?
Porque é que o dia tem 24 horas?
Como saber o grau de sinistro?
O que fazer para diminuir seu grau de miopia?
O que é parágrafo de desenvolvimento?
Em que ano surgiu o primeiro padre?
Pode tomar fluconazol duas vezes no mês?
Quais as hipóteses de despejo por falta de pagamento apresentadas na peça?
Como saber se curei da sífilis?
Quanto se cobra para fazer a declaração do MEI?