Os parasitas podem ser classificados segundo vários critérios: - Quanto ao número de hospedeiros: São classificados em monoxenos ou monogenéticos e heteroxenos ou digenéticos. Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu ciclo evolutivo em um único hospedeiro.
Hospedeiro
Ex.: o caramujo é o hospedeiro intermediário do S. mansoni. Hospedeiro paratênico ou de transporte: é o hospedeiro intermediário no qual o parasito não sofre desenvolvimento ou reprodução, mas permanece viável até atingir novo hospedeiro definitivo.
Organismos parasitas Entre os organismos de domínios diferentes do hospedeiro estão as bactérias, os protozoários e os vírus, que são endoparasitas que podem até chegar a se alojar no interior das células do hospedeiro.
Chama-se ao ser humano ou animal que acolhe bactérias, vírus ou parasitas. Chama-se hospedeiro primário aquele onde se desenvolve a maior parte da sua existência e, sobretudo, o seu crescimento. Por outro lado, é chamado de hospedeiro secundário ao que abriga o parasita apenas numa fase inicial do seu crescimento.
Definitivo. O hospedeiro definitivo é aquele que abriga, em seu organismo, o parasita em sua fase madura.
Intermediário abriga um parasita na fase de larva. Hospedeiro definitivo abriga um parasita na forma adulta. Reprodução – se o parasita se reproduz assexuadamente, o hospedeiro é intermediário. Se o parasita se reproduz sexuadamente, o hospedeiro é definitivo.
Na Malária, o HOSPEDEIRO DEFINITIVO é o mosquito Anopheles, pois a reprodução sexuada (produção de gametas) ocorre em seu organismo e,consequentemente, o ser humano age como HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO, no qual ocorre a reprodução assexuada do parasita (esquizogonia).
Outro exemplo é o das espécies de Plasmodium que infectam aos seres humanos, protistas apicomplexos que produzem a malária, caso no qual o hospedeiro secundário é um mosquito do gênero Anopheles; o qual age como vector da doença. Em função de sua utilidade para o parasita existem vários tipos de hospedeiros:
Hospedeiro definitivo: designa a um ser vivo que é imprescindível para o parasita já que este desenvolverá principalmente sua fase adulta nele. É aquele que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada.
Em Biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista. A palavra deriva do latím hospitator , significando visita, hóspede.
Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros. São exemplos o esquistossomo e o tripanossoma. ectoparasitas ou endoparasitas. Ectoparasitas são os que se localizam nas partes externas dos hospedeiros.
Como formatar caixa de texto no Excel?
Como levar lanche no Enem 2021?
Qual a função do filho do meio?
Qual a importância da memória coletiva?
Como melhorar o Wi-Fi nas configurações do celular?
Qual a função do BCAA para quem malha?
O que é a nota fiscal de consumidor eletrônica Nfc-e?
O que é resenha crítica exemplo?
O que acontece se um abscesso não for drenado?
Como se caracteriza a deficiência intelectual?
Para que serve a qualidade de vida?
O que é em linhas gerais o projeto Grande Carajás?
Qual o valor da grama de ouro 18 quilates?