O pronome de tratamento “você” corresponde à segunda pessoa do discurso e à terceira pessoa gramatical.
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas). O problema decorre quando as pessoas misturam os elementos que acompanham os pronomes pessoais do caso reto, como os pronomes pessoais do caso oblíquo e os pronomes possessivos.
A segunda pessoa, também chamada de interlocutor , receptor ou ouvinte, é a pessoa com quem se fala, que recebe, ouve o discurso. Em língua portuguesa, a segunda pessoa é representada, no singular, pelos pronomes tu, te', ti, tigo e, no plural, pelos pronomes vós, vos, vosco..
c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.
substantivo masculino Esse pronome: na região sudeste do Brasil o você é o pronome mais usado. Etimologia (origem da palavra você). Forma contraída de vosmecê, vossemecê, de vossa mercê.
O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2. ... ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil (e em outros PALOP) no relacionamento informal.
São reconhecidas as formas do indicativo, do subjuntivo e do imperativo. O modo indicativo possui seis tempos verbais: o presente; o pretérito perfeito, o imperfeito e o mais-que-perfeito; o futuro do presente e o futuro do pretérito. O modo subjuntivo divide-se em três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.
Verbos são a classe gramatical que têm a função de indicar ações, situações, estados, fenômenos e desejos. Os verbos exprimem a ideia de ação, indicando ...
Verbo - flexões - Pessoa, número, tempo e modo. Quando conjugados, os verbos flexionam-se em pessoa a fim de evidenciar quem fala, para quem se fala ou aquele de quem se fala. Vamos observar os seguintes exemplos: Eu trabalho. “Eu” indica a pessoa que fala. Tu trabalhas.
As formas eu, tu, ele, ela, eles, elas, nós e vós são denominadas pronomes pessoais, e indicam também o sujeito das frases às quais se referem.
Quanto tempo demora pro corpo absorver proteína?
Como montar um cardápio à la carte?
Quais peças O peão pode comer?
Como fazer brechó no Instagram?
Como acontece a remoção de lactato Pós-exercício?
Como fazer delivery pelo WhatsApp?
Como fazer o cálculo da idade gestacional?
Qual o melhor plano de celular Pré-pago 2021?
Como o petróleo é formado resposta?
Para que o pitbull foi criado?
Quantos por cento é descontado do Vale-refeição?
Como se dá a conversão de piruvato em acetil CoA?
Quando falta na Quinta-feira desconta quantos dias?
O que o piolho pode causar na cabeça?
Quem carrega o gene do autismo?
Como o pimentão fica vermelho?