Pronomes pessoais do caso oblíquo. Os pronomes pessoais do caso oblíquo podem ser átonos ou tônicos, e têm a função de complemento verbal ou complemento nominal. São eles: me, mim, comigo (1.
O “me” é um pronome pessoal do caso oblíquo átono (aqueles que têm a pronúncia mais fraca e fechada), empregado como objeto direto ou indireto e a sua principal característica é que ele sempre estará acompanhado de um verbo, por exemplo: “Ela me ama” e “Você me falou”.
Te é um pronome pessoal oblíquo átono, podendo assumir na frase a função de objeto direto ou de objeto indireto. Nunca deverá ser precedido de uma preposição. Ti é um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto numa frase. Deverá ser sempre precedido de uma preposição, como: para, a, de e com.
Pronomes Pessoais Oblíquos (Object Pronouns) – usados como objetos do verbo ou da preposição, são traduzidos da seguinte forma:me = me, mim.you = lhe, o, a, te, ti, a vocêhim = lhe, o, (a) ele.her = lhe, a, (a) ela.it = lhe, o, a.us = nos.you = lhes, (a) vocês.them = lhes, os, as.
Apenas a forma "Eu te amo" está correta. Dizer "Eu ti amo" está errado porque o pronome oblíquo ti deve ser usado precedido de preposição, assumindo a função de objeto indireto. O verbo amar é transitivo direto sendo acompanhado de um pronome não preposicionado que assume a função de objeto direto: te.
24 curiosidades que você vai gostar
Ti é obrigatoriamente antecedido de preposição: Dirigiu-se a ti. Falou de ti. Trouxe o livro para ti. Constrangeu-se perante ti.
ti – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu ), sempre junto de preposição (a / para). Usa-se o te como um argumento de um verbo, ou seja, como complemento de verbo que não necessita de preposição: “Passei a noite procurando-te."
Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.
Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim. Exemplos: “Eu te amo, és linda”. Ou: “Eu a amo, você é linda”.
Quantos transtornos uma pessoa pode ter?
Porque sábado se chama sábado?
É melhor tomar Coca Zero ou normal?
Quais os sintomas quando se parar de tomar antidepressivo?
Qual a diferença do porcelanato AEC?
Pode comer frango no último dia do ano?
Como informar que o candidato não foi aprovado exemplo?
Qual a ordem do nome de casado?
Como acender fondue com álcool gel?
Quem fundou a Fazenda da Esperança?
Quando a nota promissória perde a força executiva?
Qual a melhor pós-graduação para quem fez Gestão Financeira?
Qual a melhor vitamina para demência?
Qual o consumo do Cronos 13 automático?