Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto. Os solutos são classificados em iônicos e moleculares. Os solutos iônicos são aqueles que possuem ligações iônicas como por exemplo o sal de cozinha, NaCl.
Existem quatro propriedades coligativas: tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia e osmose. A ebulioscopia, por exemplo, é o estudo do aumento da temperatura de ebulição do solvente quando um soluto não volátil é adicionado a ele.
Ao adicionarmos um soluto não volátil a um solvente puro, sem alterarmos sua temperatura, notaremos que haverá um abaixamento da pressão de vapor do solvente. Ao estudo desse fenômeno é dado o nome de Tonoscopia ou Tonometria. Por exemplo, quando se adiciona açúcar à água, a pressão de vapor da água diminui.
As propriedades coligativas são as propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil e que dependem apenas do número de partículas do soluto. As propriedades coligativas são aquelas que percebemos quando é adicionado um soluto não volátil a um solvente.
Tonoscopia é uma propriedade coligativa que estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente ao ser adicionado um soluto não volátil a ele.
Os principais efeitos coligativos sao: Tonoscopia: diminuição da pressão máxima de vapor. Ebulioscopia: aumento da temperatura de ebulição. Crioscopia: decaimento da temperatura de solidificação.
As propriedades coligativas das soluções são aquelas que não dependem da natureza do soluto, isto é, de sua estrutura; mas sim da concentração (número de partículas dissolvidas) de soluto. São quatro as principais propriedades coligativas: Osmose. Veja do que se trata resumidamente cada uma delas:
Isso pode ser considerado como a lei geral das propriedades coligativas. O efeito dessas substâncias nas propriedades físicas das soluções pode ser visto como no caso do sal na água usada para o preparo do macarrão.
Um efeito coligativo é uma modificação que ocorre em certas propriedades de um solvente quando adicionamos nele um soluto não volátil.