Especialistas usam a data para reforçar ações preventivas como hábitos saudáveis e o acompanhamento e tratamento dos fatores de risco De acordo com a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, uma em cada quatro pessoas morre por condições causadas pela trombose no mundo.
Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.
Embora pouca gente saiba, a trombose é uma doença bastante frequente e grave que pode resultar na obstrução de artérias, em embolia pulmonar e pode até levar à morte.
Quando o coágulo obstrui uma pequena veia da perna, causa um transtorno localizado naquela região. Quanto mais próximo do coração, ou maior a veia, maior será a gravidade da trombose e a possibilidade de matar.
As principais complicações da trombose são: Insuficiência venosa crônica ou síndrome pós-trombótica. Inchaço crônico da perna afetada e/ou dor acompanhado de varizes. Mudanças na pele, que pode se tornar mais escura e seca.
O tromboembolismo é uma das três principais causas de morte no mundo, depois do infarto do miocárdio e do acidente vascular encefálico.
A trombose é causada por um coágulo sanguíneo que pode bloquear ou prejudicar o fluxo de sangue na região em que está e até se soltar e se mover para um órgão. Apesar da gravidade, muitas pessoas desconhecem as principais causas, sintomas e maneiras de prevenção. Continue a leitura e entenda tudo sobre a trombose.
Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose. Em números, quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior nas mulheres pela maior exposição a fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações.
Uso de medicamentos para casos mais graves de tromboses e também de embolia pulmonar, conhecidos como heparina. Inserção de filtros na maior veia do abdômen para impedir que os coágulos sanguíneos se desloquem para os pulmões. Meias de compressão para melhorar o edema causado pela trombose.
Como é feito o diagnóstico da trombose? Para fazer o diagnóstico da trombose, o médico fará, inicialmente, um exame clínico, com base nos sintomas que cada paciente apresentar. Para confirmar, podem ser solicitados alguns exames, como, por exemplo: Ultrassonografia. Exame de sangue.
Como solicitar confirmação de leitura no Thunderbird?
Como solicitar autorização para emissão de nota fiscal Eletrônica SP?
Como tirar o Passe Fácil Sênior?
O que significa frequência em português?
Como aumentar o limite de pagamento BB?
Como compartilhar acesso no Teams?
O que significa fineza em português?
Como desativar o IPv6 do roteador?
Como fazer o desbloqueio de um carro?
Como é que se escreve você esqueceu de mim?
É possível sacar o PIS no caixa eletrônico?
Quais são os Cartões de crédito PagBank?
Como retirar uma denúncia feita no YouTube?