O galego-português foi o idioma que deu origem às línguas galaico-portuguesas, ou seja, as línguas originadas na região ocidental da Península Ibérica. O galego-português foi falado durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza, dando origem às línguas portuguesa e galega.
Em 1290, concluída a reconquista portuguesa, o rei Dinis I de Portugal decretou que a "língua vulgar" (o galego-português falado) fosse usada em vez do latim na corte, e nomeada "português".
A literatura portuguesa é dividida em três eras: Medieval, Clássica e Moderna.
A separação entre o galego e o português se iniciará com a independência de Portugal (1185) e se consolidará com a expulsão dos mouros em 1249 e com a derrota em 1385 dos castelhanos que tentaram anexar o país.
As diferenças entre o galego e o português são várias, podendo estas ser encontradas na fonética, na morfologia, na sintaxe, na ortografia e no léxico. Uma parte destas diferenças resultam do acastelhanamento do galego ao longo dos séculos em que este foi proibido como língua culta, os chamados Séculos Escuros.
O galego-português formou-se a partir do século IX, na antiga província romana da Galécia, como resultado da assimilação do latim vulgar falado pelos conquistadores romanos a partir do século II d.C. Incorporou também léxico de origens pré-celta, celta, germânico, provençal, moçárabe.
A ruptura política e as mudanças da corte portuguesa, desde o norte em direção ao sul, foram provocando pouco a pouco a separa- ção das normas linguísticas galega e portuguesa.
Por conta disso, ela pode ser dividida em eras e subdividida em escolas literárias. São elas: Era Medieval (Trovadorismo e Humanismo), Era Clássica (Renascimento, Barroco, Neoclassicismo), Era Romântica (Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo e Modernismo).
Escolas literárias
O galego-português foi o idioma que deu origem às línguas galaico-portuguesas, ou seja, as línguas originadas na região ocidental da Península Ibérica. O galego-português foi falado durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza, dando origem às línguas portuguesa e galega.
No caso da literatura galega, fundada sobre uma língua sem estado próprio e historicamente desprovida de fronteiras políticas que a delimitem e protejam do forte impulso castelhano, que se impõe como língua normativa já desde o final da Idade Média, os marcos nos quais a literatura ganha forma são de especial relevância.
Crescia, juntamente com a língua, a produção de textos literários sendo eles textos líricos, novelas de cavalaria ou textos de espiritualidade. Foi a literatura que proporcionou que acompanhássemos a evolução da língua, do galego-português até transformar-se em uma língua clássica.
Com mais de nove séculos de tradição, a Literatura Portuguesa conta com ilustres representantes, entre eles Luís de Camões e Fernando Pessoa. Ouvir: Literatura Portuguesa. Origens da Literatura Portuguesa Denomina-se como Literatura Portuguesa toda produção literária escrita em língua portuguesa por escritores portugueses.
O que não pode faltar em uma pizzaria?
Como foi o reinado de Luís XV?
Como colocar frases em fotos no celular?
Como a Igreja Católica reagiu a gripe espanhola?
Como descobri que tinha câncer?
Como usar a palavra supracitado?
Como baixar mais formas para o Word?
Como foi as férias ou como foram as férias?
O que significa a cobra no símbolo da medicina veterinária?
Como e quando terminou a Guerra de Canudos?
Como foi o fim da novela a dona do pedaço?
Como ceder o elástico de um short?
Como os cristais são formados?
Como foi traduzida a escrita hieroglífica?
O que o Isaac Newton descobriu?
O que foi construído na parte alta de Salvador?