A sublimação é característica de substâncias que possuem pressão de vapor no ponto de fusão maior que a pressão atmosférica. Dessa forma, na pressão atmosférica a substância desenvolve pressão de vapor suficiente para vaporizar completamente.
Sublimação é um fenômeno físico-químico que consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido.
Este processo é utilizado em diversos setores de produção como na fabricação de comida para astronautas, leite em pó e outras bebidas solúveis e no armazenamento de produção de indústrias químicas e farmacêuticas.
O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima.
Sublimação de água ocorrerá abaixo do ponto triplo. Diferentes substâncias têm diferentes pontos triplos. Quando algo sólido se transforma em gás sem primeiro se tornar líquido, isso é sublimação. Quando a camada superficial de neve ou gelo se transforma em névoa ou vapor sem derreter, este é um exemplo de sublimação.
26 curiosidades que você vai gostar
A sublimação acontece quando a pressão da atmosfera é menor do que a pressão de vapor dos sólidos a altas temperaturas. Em algumas substâncias, no entanto, essa transformação é facilitada devido as forças intramoleculares delas serem fracas.
É a passagem do estado líquido para o gasoso, com formação de bolhas, agitação em toda a extensão e aumento de temperatura. Esse processo acontece de maneira rápida, pois a substância recebe uma alta quantidade de calor.
O estado gasoso é caracterizado por ter baixa densidade e viscosidade, alta compressibilidade e transparência ótica, completa falta de rigidez, grande capacidade de expansão, podendo ocupar qualquer volume ao seu dispor e formar misturas molecularmente homogéneas com outros gases.
Rochas, livros, cadeiras e bolas são exemplos do estado sólido da matéria. Nesse estado, a matéria tem forma e volume definidos, que não podem ser alterados com facilidade. Por exemplo, quando um livro é transferido de uma caixa pequena para uma grande, mantém a mesma aparência.
A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo. No estado gasoso, a água também não tem forma própria.
A água fervendo na chaleira é o exemplo mais clássico de evaporação. A sublimação é mudança do estado SÓLIDO para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido. Pois é, o gelo seco é um exemplo clássico de como um material sai do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido.
Utilizar a tinta sublimática permite reduzir drasticamente o tempo gasto no processo de impressão e transferência de tinta. Isso garante que menos tempo seja desperdiçado nessa tarefa, podendo ser direcionado para atividades mais produtivas. Fonte: freepik.
Diferente da serigrafia, no processo de sublimação não se usa telas. O desenho é impresso em papel cuja tinta é especial, chamada de tinta sublimática. Este papel é então prensado em alta temperatura e pressão para que a tinta possa aderir-se ao tecido ou superfície desejada.
Condensação ou liquefação é o processo químico de transformação da matéria em estado gasoso para o líquido. Em suma, consiste no inverso da vaporização, quando a matéria do estado líquido é transformada em gasoso. A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição.
Na sublimação, a temperatura é aplicada sobre corantes dispersos (tintas sublimáticas) previamente impressos sobre papel transfer sublimático. Estes corantes vaporizam-se, transformando-se em gás e assim, são transferidos para tecido, cerâmica, alumínio, vidro e outras superfícies tratadas para receber a sublimação.
* Sólido: Nesse estado, as partículas estão bem próximas umas às outras, de modo que não se movimentam. Estão bem organizadas e, por isso, possuem forma e volume fixos, não podendo sofrer compressão. O gelo é um bom exemplo disso.
Sólido: Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. As forças de atração (coesão) predominam neste caso.
Os corpos sólidos, por outro lado, são aqueles que mantêm a forma e o volume constantes devido à grande coesão das suas moléculas. A fase sólida é um dos quatro estados de agregação da matéria, bem como o líquido, o gasoso e o plasmático.
Materiais em estado líquido ficam no meio-termo, não possuem forma física definida, apresentam mais energia cinética que um material sólido e um espaçamento entre as moléculas menor que materiais gasosos.
No estado gasoso os corpos também não possuem formas próprias, mas se espalham pelo espaço. Nesse estado, os pedacinhos estão ligados de forma bem fraca, deixando o corpo (gás) sem forma nem volume definidos.
Isto é, a água tem uma alta entalpia de vaporização, que é a quantidade de energia necessária para alterar um grama de uma substância no estado líquido para gasoso a uma temperatura constante. A entalpia de vaporização da água é de cerca de 540 cal/g a 100 °C, o ponto de ebulição da água.
A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação. ... Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.
Tais mudanças de estado ocorrem porque, ao fornecer energia térmica, aumentam-se o grau de agitação das partículas e a pressão interna, tornando as ligações mais instáveis entras as moléculas de água.
O gelo-seco é o dióxido de carbono sólido, cujas moléculas apresentam força intermolecular de dipolo induzido, que são facilmente rompidas, levando à sua sublimação. E, ao contrário do gelo comum que derrete, ele passa diretamente para o estado gasoso, isto é, sublima. ...
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido. Para uma substância sofrer o processo de sublimação é necessário que esteja submetida a determinados valores de temperatura e pressão.
Como contestar o valor da conta de luz?
Quais os melhores produtos para vender como afiliado?
O que é naturalismo e suas características?
O que é Fundamentos da logística empresarial?
Quais os dois tipos de ferramentas de usinagem?
O que é o que é PCM em compressores de ar?
Quando o aluno pode ser dispensado da Educação Física?
Tem como operar catarata de cachorro?
Quais lixas usar para polir ferro?
Qual é a origem do fruto e da semente?
Qual das contra indicações abaixo não se aplica ao TENS?
O que é a capacidade relativa?
Qual o medicamento que aumenta a serotonina?
Como é feito o exame de anemia infecciosa equina?
Qual é a equação geral da fotossíntese?
Quais são as propriedades dos metais?
Qual valor da Mega da Virada 2021?