Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.
O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
Assim como os outros meses do ano são dedicados à atenção preventiva de algumas doenças ou temas, o mês de dezembro ganhou campanhas específicas voltadas à conscientização da prevenção ao câncer de pele e ao HIV/Aids, denominados “Dezembro Laranja” e “Dezembro Vermelho”, respectivamente.
“Essa campanha é de total importância por ser uma oportunidade para apoiarmos as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e, também, para atuarmos na melhora da compreensão dessa infecção como um problema de saúde pública global”, destaca a infectologista e conteudista do Whitebook, Dra. Raíssa Perlingeiro.
Essa é a principal mensagem para o Dezembro Vermelho, campanha criada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.633/2018, para conscientização e prevenção da doença, que ainda não tem cura comprovada, apesar dos avanços em medicamentos que permitem prolongar a vida dos portadores.
27 curiosidades que você vai gostar
O Dezembro Vermelho nasceu a partir da Lei 13.504, publicada no Diário Oficial no início de novembro, e dá sequência às ações do Dia Mundial contra a Aids, celebrando desde 1988 no mundo todo em 1º de dezembro.
Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Ricardo explica que o motivo principal é a sorofobia ou estigma sorológico, nome dado ao preconceito e discriminação contra pessoas que vivem com HIV. “Quando se fala em prevenção, é necessário falar sobre sexualidade, que para os brasileiros é um tabu muito grande.
A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
Como fazer corante preto no Minecraft?
O que é trofismo e tônus muscular?
Como sobreviver à noite 4 Fnaf?
Qual a importância de fazer cardio todos os dias?
Quais são os valores éticos mais importantes?
Qual é a doutrina da igreja evangélica?
Qual é o último personagem do GTA 5?
Qual o preço de uma cobra píton?
Como cancelar lançamentos futuros Itaú?
Quais são os direitos de posse?
Qual o nome do aplicativo que resume textos?
Para que serve a água micelar?
Como pagar a taxa de licenciamento 2022 RJ?
Onde se produz gás natural no Brasil?
Quais alterações precisam de viabilidade?