As articulações costovertebrais (sinoviais) caracterizam a junção entre as vértebras torácicas e as costelas. Um dos tipos de articulações costovertebrais (articulação costocorporal) une a cabeça das costelas com as facetas costais de dois corpos vertebrais adjacentes (T2-T9), um superior e outro inferior.
As regiões anatômicas da coluna vertebral são: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea.
A articulação esternocondral ocorre entre o osso esterno e a cartilagem costal, sendo constituída de cartilaginosa hialina (apenas na 1ª costela) e classificada em sincondrose. Já da 2ª a 7ª costelas a articulação é classificada em sinovial planas apresentando movimento de deslizamento durante a respiração.
Articulações costotransversas Entre as costelas e os processos transversos Articulações apofisárias ou facetárias Entre as facetas articulares de vértebras adjacentes. Juntamente com o disco intervertebral constituem o complexo triarticular em todas as regiões da coluna vertebral.
A coluna vertebral realiza movimentos de flexão e extensão no plano sagital, lateralização à direita e lateralização à esquerda no plano coronal e rotação ou circundução no plano longitudinal.
A articulação das costelas com as vértebras é chamada de Costovertebral e é uma articulação do tipo sinovial plana, há também a articulação da cabeça da costela com o processo transverso da vértebra que é chamada de Costotransversária e articulação costocondral, entre a costela e sua cartilagem costal.
A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa. Além disso, a coluna vertebral é sustentada pela presença de ligamentos e músculos resistentes.
Articulações da Coluna Vertebral. As articulações da coluna vertebral consistem em uma serie de anfiartroses entre os corpos vertebrais e outra série de diartroses entre os arcos vertebrais. Entre os corpos vertebrais há um pequeno movimento de deslizamento de um corpo vertebral sobre o outro através do disco intervertebral.
Um dos tipos de articulações costovertebrais (articulação costocorporal) une a cabeça das costelas com as facetas costais de dois corpos vertebrais adjacentes (T2-T9), um superior e outro inferior. As articulações costocorporais se articulam com a faceta costal de uma única vértebra em T1, T10 e T11.
São constituídas de uma série de sínfises entre os corpos vertebrais e uma série de junturas entre os arcos vertebrais. Durante essas articulações a superposição dos forames vertebrais forma o canal vertebral por onde passa a medula espinhal e as superposições das incisuras vertebrais formam os forames intervertebrais, ...
As costelas estão conectadas à vértebra com a ajuda de articulações costal-vertebrais (art. Costovertebrales), que incluem as juntas das pontas e as juntas costelas transversais. A articulação da cabeça de costela (art.
É possível emagrecer comendo uma vez por dia?
Onde fica o nome do autor em um artigo?
Como misturar óleo 2 tempos na gasolina para bicicleta motorizada?
É possível engravidar com apenas um folículo?
Por que Novo Hamburgo é a Capital Nacional do Calçado?
Qual o melhor horário para melar abelha?
Quanto de XP precisa para upar lol?
É errado falar menor infrator?
Quais os cursos com maior evasão?
Quantos estágios tem o sono normal?
Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado?
O que comer para tirar gordura do fígado?
Como elaborar um plano de carreira?
Como acalmar o estresse e ansiedade?