Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.
Pessoas com sangue do tipo B - podem doar sangue para pessoas com sangue tipo AB e B. Pessoas com sangue do tipo AB - pode doar sangue apenas para pessoas com sangue do tipo AB. Pessoas com sangue do tipo O - podem doar sangue para pessoas de todos os outros tipos sanguíneos, A, B, AB, O. É o chamado doador universal.
Portanto, o indivíduo que tem sangue B não pode receber transfusão sanguínea de uma pessoa que tem sangue A e vice-versa. O tipo sanguíneo O só recebe do tipo O, pois possui tanto a aglutinina anti-A quanto a anti-B. Já o tipo sanguíneo AB recebe de todos eles. O mesmo vale para o fator Rh.
Não. Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo não existe nenhum risco para o bebê, em relação a este fator.
A incompatibilidade sanguínea no sistema ABO acontece quando o sangue do pai é diferente do sangue da mãe, independente do fator Rh. Nesse caso, a criança pode apresentar icterícia, ou seja, uma cor mais amarelada do que o normal, em decorrência do excesso de bilirrubina no sangue.
Existem resultados bem definidos para todas as combinações possíveis:
A reação antígeno-anticorpo promove aglutinação das hemácias e determina a incompatibilidade sanguínea. No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Como o sangue tipo O não tem antígenos é considerado o doador universal. O sangue mais raro é o tipo AB.
A substância que classifica se o sangue é positivo ou negativo é específico do sistema Rh: o antígeno D. Quando ouvimos que uma pessoa tem tipo sanguíneo A+, por exemplo, significa que ela tem em suas hemácias tanto o antígeno A quanto o D. Quando o sangue é negativo, ele evidência a ausência do antígeno D.
Incompatibilidade Sanguínea. A incompatibilidade sanguínea é resultado de uma reação imunológica entre as substâncias presentes na membrana plasmática das ...
Antes de decidir ter filhos, é importante que o casal esteja com a saúde em dia e que também conheça os seus tipos sanguíneos para saber como prevenir possíveis problemas ao longo da gestação. Para tanto, o umComo.com.br vai explicar como saber a incompatibilidade sanguínea do casal e o que pode ser feito.
Os alelos dos genes para o Sistema ABO determinam a presença ou ausência de substâncias na superfície externa das hemácias. A incompatibilidade sanguínea é resultado de uma reação imunológica entre as substâncias presentes na membrana plasmática das hemácias e as substâncias dissolvidas no plasma.
A incompatibilidade sanguínea em casos de transfusões causa a aglutinação das hemácias, ou seja, formam-se aglomerados como se fossem coágulos. Essa situação resulta no entupimento dos capilares sanguíneos, comprometendo a circulação sanguínea.