Teste da Catalase É uma prova bioquímica utilizada para diferenciar Staphylococcus spp de Streptococcus spp, porém esse teste diferencia família e não gênero. Staphylococcus são produtores da catalase, uma enzima que converte o H2O2 em O2 + H20.
A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase.
Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).
Os utilizados para identificar Staphylococcus sp. segundo a Anvisa são a coloração de gram, o teste de catalase,o teste de bacitracina, o teste da coagulase e o teste com novobiocina.
Dar prosseguimento ao estudo dos cocos Gram-positivos, apresentando as bactérias do gênero Streptococcus: Formas empregadas para identificação das espécies: a) identificação baseada no padrão de hemólise: Bactérias alfa, beta e gama hemolíticas; b) identificação baseada na sorologia no Carboidrato C -Grupos de ...
26 curiosidades que você vai gostar
Como confirmar a infecção por Streptococcus
No laboratório são feitos testes específicos que permitem indicar que a bactéria causadora da infecção é Streptococcus, além de outros testes que permitem a identificação da espécie de bactéria, o que é importante para que o médico conclua o diagnóstico.
A identificação dos estafilococos baseia-se na morfologia apresentada no Gram obtido, preferencialmente, em meios líquidos, onde apresenta forma de cocos isolados, aos pares ou agrupados em forma de cachos de uva, com 0,5 a 1,0 µm de diâmetro, como pode ser observado na Figura 1.
Teste de sensibilidade à bacitracina
O teste tem a finalidade de diferenciar S. pyogenes de outras cepas do grupo A ou de outras espécies com colônias β-hemolíticas PYR positivas.
A identificação laboratorial clássica do pneumococo é realizada através da visualização do aspecto morfológico das colônias, por coloração de Gram e por meio do teste de sensibilidade à optoquina, no qual apresenta um halo de sensibilidade maior ou igual a 14 mm, podendo, entretanto, ocorrer cepas resistentes.
epidermidis acontece quando duas ou mais culturas de sangue são positivas para esse microrganismo. Além disso, é possível diferenciar o S. aureus do S. epidermidis por meio da prova da coagulase, em que o Staphylococcus epidermidis não possui a enzima, sendo denominado coagulase negativo.
INTRODUÇÃO O Bile Esculina Ágar é um meio indicado para diferenciação de Enterococcusspp de Streptococcus grupo D. A presença de bile no meio inibe o crescimento de microrganismos Gram negativos.
Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.
- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias. Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Streptococcus mutans. - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva.
O diagnóstico laboratorial é realizado através da cultura de amostra de secreção de garganta, de modo que se possa identificar a espécie do agente etiológico. Antibiograma pode ser necessário como exame complementar para adequada seleção da antibioticoterapia.
Os meios ágar Mac Conkey e Cled são utilizados para o isolamento de bacilos gram negativos e após este isolamento usa-se meios de cultura de identificação presuntiva ou sistemas de triagem bioquímica para a identificação destes bacilos gram negativos.
Os estreptococos são designados de várias maneiras. Se a hemólise for total, diz-se que o estreptococo é beta-hemolítico. Se a hemólise for parcial, diz-se que o estreptococo é do tipo alfa-hemolítico. Não havendo hemólise, diz-se que o estreptococo é do tipo gama ou não hemolítico.
Teste de PYR (pyrrolidonil arilamidase)
O teste de PYR determina a atividade da enzima pyrrolidonil arilamidase produzida pelo S. pyogenes, mas não pelos demais estreptococos β-hemolíticos. Colônias β-hemolíticas de enterococos podem ser confundidas com S. pyogenes, pois ambas apresentam positividade neste teste.
O teste é realizado a partir da semeadura de um swab coletado da gestante em um meio de cultura de forma perpendicular ao S. aureus, juntamente com a linha de controle formada pelo S. agalactiae. O teste de CAMP é considerado positivo quando há formação de flecha ou meia-lua convergindo para o S.
A prova da bile-solubilidade é usada no diagnóstico de infecção por: a) Streptococcus viridans.
O principal exame realizado para identificar o S. pyogenes é o ASLO, que é o exame da antiestreptolisina O, que tem como objetivo identificar anticorpos produzidos pelo organismo contra essa bactéria. O exame é simples e deve ser feito em jejum de 4 a 8 horas dependendo da recomendação do médico ou do laboratório.
O exame ASLO, também chamado de ASO, AEO ou da antiestreptolisina O, tem como objetivo identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a estreptolisina O, que está normalmente associada a casos de faringite ou febre reumática e glomerulonefrite, nos casos mais graves.
Como diagnosticar
Normalmente o médico solicita a realização de exame de urina tipo 1, também chamado de EAS, e a urocultura, que tem como objetivo identificar o microrganismo responsável pela infecção. No laboratório, é feita cultura da amostra de urina para que o microrganismo seja isolado.
O diagnóstico é feito a partir do isolamento da bactéria, que é feito em laboratório de microbiologia a partir de uma amostra biológica, que é solicitada pelo médico de acordo com os sintomas da pessoa, podendo ser urina, sangue, saliva ou secreção de ferida.
Laboratorialmente, a identificação dessa bactéria é feita por meio de testes, sendo o principal o teste da coagulase, que diferencia o S.
faecalis= constituem 85 a 90% dos Enterococcus spp. identificados, sendo essa espécie a menos propensa ao desenvolvimento de resistência. E. faecium= é o menos prevalente, de 5 a 10%, mas apresenta maior propensão ao desenvolvimento de resistência.
Qual a localização do paládio na tabela periódica?
Como utilizar certificado digital Serpro?
Para que serve casca de mamão no rosto?
Quais os alimentos que podem ser intolerantes?
Como usar cinta lombar corretamente?
Como utilizar cartão presente Havaianas?
Como usar o chuchu para emagrecer?
Como funciona o frete da Wish?
Como funciona o estágio do curso de Pedagogia?
Como usar catalisador para esmalte sintético?
Qual a função de um dissipador de calor?
Como funciona o envio pelo mercado livre?
Quais são as principais características do funcionalismo?