Teste da Catalase É uma prova bioquímica utilizada para diferenciar Staphylococcus spp de Streptococcus spp, porém esse teste diferencia família e não gênero. Staphylococcus são produtores da catalase, uma enzima que converte o H2O2 em O2 + H20.
A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase.
Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).
Os utilizados para identificar Staphylococcus sp. segundo a Anvisa são a coloração de gram, o teste de catalase,o teste de bacitracina, o teste da coagulase e o teste com novobiocina.
Dar prosseguimento ao estudo dos cocos Gram-positivos, apresentando as bactérias do gênero Streptococcus: Formas empregadas para identificação das espécies: a) identificação baseada no padrão de hemólise: Bactérias alfa, beta e gama hemolíticas; b) identificação baseada na sorologia no Carboidrato C -Grupos de ...
26 curiosidades que você vai gostar
Como confirmar a infecção por Streptococcus
No laboratório são feitos testes específicos que permitem indicar que a bactéria causadora da infecção é Streptococcus, além de outros testes que permitem a identificação da espécie de bactéria, o que é importante para que o médico conclua o diagnóstico.
A identificação dos estafilococos baseia-se na morfologia apresentada no Gram obtido, preferencialmente, em meios líquidos, onde apresenta forma de cocos isolados, aos pares ou agrupados em forma de cachos de uva, com 0,5 a 1,0 µm de diâmetro, como pode ser observado na Figura 1.
Teste de sensibilidade à bacitracina
O teste tem a finalidade de diferenciar S. pyogenes de outras cepas do grupo A ou de outras espécies com colônias β-hemolíticas PYR positivas.
A identificação laboratorial clássica do pneumococo é realizada através da visualização do aspecto morfológico das colônias, por coloração de Gram e por meio do teste de sensibilidade à optoquina, no qual apresenta um halo de sensibilidade maior ou igual a 14 mm, podendo, entretanto, ocorrer cepas resistentes.
epidermidis acontece quando duas ou mais culturas de sangue são positivas para esse microrganismo. Além disso, é possível diferenciar o S. aureus do S. epidermidis por meio da prova da coagulase, em que o Staphylococcus epidermidis não possui a enzima, sendo denominado coagulase negativo.
INTRODUÇÃO O Bile Esculina Ágar é um meio indicado para diferenciação de Enterococcusspp de Streptococcus grupo D. A presença de bile no meio inibe o crescimento de microrganismos Gram negativos.
Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.
- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias. Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Streptococcus mutans. - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva.
O diagnóstico laboratorial é realizado através da cultura de amostra de secreção de garganta, de modo que se possa identificar a espécie do agente etiológico. Antibiograma pode ser necessário como exame complementar para adequada seleção da antibioticoterapia.
Os meios ágar Mac Conkey e Cled são utilizados para o isolamento de bacilos gram negativos e após este isolamento usa-se meios de cultura de identificação presuntiva ou sistemas de triagem bioquímica para a identificação destes bacilos gram negativos.
Os estreptococos são designados de várias maneiras. Se a hemólise for total, diz-se que o estreptococo é beta-hemolítico. Se a hemólise for parcial, diz-se que o estreptococo é do tipo alfa-hemolítico. Não havendo hemólise, diz-se que o estreptococo é do tipo gama ou não hemolítico.
Teste de PYR (pyrrolidonil arilamidase)
O teste de PYR determina a atividade da enzima pyrrolidonil arilamidase produzida pelo S. pyogenes, mas não pelos demais estreptococos β-hemolíticos. Colônias β-hemolíticas de enterococos podem ser confundidas com S. pyogenes, pois ambas apresentam positividade neste teste.
O teste é realizado a partir da semeadura de um swab coletado da gestante em um meio de cultura de forma perpendicular ao S. aureus, juntamente com a linha de controle formada pelo S. agalactiae. O teste de CAMP é considerado positivo quando há formação de flecha ou meia-lua convergindo para o S.
A prova da bile-solubilidade é usada no diagnóstico de infecção por: a) Streptococcus viridans.
O principal exame realizado para identificar o S. pyogenes é o ASLO, que é o exame da antiestreptolisina O, que tem como objetivo identificar anticorpos produzidos pelo organismo contra essa bactéria. O exame é simples e deve ser feito em jejum de 4 a 8 horas dependendo da recomendação do médico ou do laboratório.
O exame ASLO, também chamado de ASO, AEO ou da antiestreptolisina O, tem como objetivo identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a estreptolisina O, que está normalmente associada a casos de faringite ou febre reumática e glomerulonefrite, nos casos mais graves.
Como diagnosticar
Normalmente o médico solicita a realização de exame de urina tipo 1, também chamado de EAS, e a urocultura, que tem como objetivo identificar o microrganismo responsável pela infecção. No laboratório, é feita cultura da amostra de urina para que o microrganismo seja isolado.
O diagnóstico é feito a partir do isolamento da bactéria, que é feito em laboratório de microbiologia a partir de uma amostra biológica, que é solicitada pelo médico de acordo com os sintomas da pessoa, podendo ser urina, sangue, saliva ou secreção de ferida.
Laboratorialmente, a identificação dessa bactéria é feita por meio de testes, sendo o principal o teste da coagulase, que diferencia o S.
faecalis= constituem 85 a 90% dos Enterococcus spp. identificados, sendo essa espécie a menos propensa ao desenvolvimento de resistência. E. faecium= é o menos prevalente, de 5 a 10%, mas apresenta maior propensão ao desenvolvimento de resistência.
Quais são e como estão divididos os períodos históricos?
Como são chamados os dançarinos mais antigos do passinho?
O que fazer para neutralizar o excesso de acidez no estômago?
Quais são e como são formadas as cores quentes?
Quais dentes não são de leite?
O que fazer quando você não consegue tomar uma decisão?
Como são chamadas as usinas nucleares de água pressurizada *?
O que são formadas as células procariontes?
Como também são chamados os carboidratos?
Quais são as diferenças de composição e estrutura entre RNA e DNA?
Quais são os três ambientes de marketing?
Qual o nome de quem só come carne branca?
Quais são as placas que formam a litosfera?
O que acontece com o corpo quando estamos com fome?
Como são chamados os corpos sólidos que não deixam passar a luz?
Como neutralizar o veneno de abelha?
Como os compostos covalentes é moleculares podem ser encontrados?