O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.
Quanto maior for o crescimento da população, maior será o consumo de alimentos, da água, utilização dos recursos naturais, ou seja, quanto mais se consumir mais falta terá. Sem contar com o aumento das indústrias e de veículos que contribuirão para a poluição da água, do ar e a superlotação das grandes metrópoles.
Mora declarou que o crescimento populacional pode na verdade sufocar a economia, criando um déficit de empregos para uma população jovem em explosão, o que em alguns países resultou em distúrbios sociais. Além disso, ter muitos jovens pode criar um fardo educacional, resultando em menores receitas do governo.
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
Por meio do envelhecimento da população, há uma redução da mão de obra disponível para trabalho e ainda uma maior pressão sobre o sistema previdenciário, que carece de contribuições da população economicamente ativa para pagar aposentadorias e pensões.
36 curiosidades que você vai gostar
De modo geral, as taxas de natalidade e de imigração tendem a aumentar a densidade da população e as taxas de mortalidade e de emigração tendem a diminuí-la, sendo assim, a população se encontra em equilíbrio quando a soma da taxa de natalidade com a de imigração for igual à soma da mortalidade e de emigração.
Esses locais acabam se tornando altamente densos, o que dificulta o acesso a serviços urbanos básicos, além de muitas vezes serem áreas mais vulneráveis à criminalidade e a desastres naturais.
O crescimento populacional se dá a partir da consolidação do crescimento vegetativo e da migração. O crescimento vegetativo é composto do saldo entre a taxa de natalidade versus a de mortalidade. Quando a taxa de natalidade é superior à quantidade de mortes, o crescimento vegetativo é positivo.
O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.
Como surgiu a dança no Egito antigo?
Como saber se é amor ou apenas costume?
Como a dengue surgiu no mundo?
Qual a diferença entre sangramento de escape e nidação?
Como e onde começou a filosofia ocidental?
Como saber quando trocar a fonte?
Como deixar a matemática mais divertida?
Como saber se estou comendo por gula?
O que significa a estrela Michelin?
Como saber se a conta é corrente ou poupança iti?
Qual é a diferença entre fungos e bactérias?
Como fazer um tapete antiderrapante para banheiro?
Como tornar o ensino de História interessante significativo?