Exemplos de verbos irregulares
Verbos irregulares são verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, afastando-se do modelo a que pertencem. 1) No português, para verificar se um verbo sofre alterações, basta conjugá-lo no presente e no pretérito perfeito do indicativo. Exemplo: fazer - fiz.
A irregularidade verbal manifesta-se, principalmente, em alterações nos radicais e nas terminações verbais. Os verbos irregulares não encaixam em modelos fixos de conjugação verbal.
Verbos Irregulares são todos os verbos que ao serem conjugados sofrem alterações em seu radical ou nas suas terminações. Ao contrário do que acontece com os verbos regulares, eles não seguem os modelos de conjugação. Exemplos: O verbo dizer (radical diz-) muda seu radical ao ser conjugado: digo, disser e direi.
Os verbos irregulares são aqueles que ao serem conjugados forem modificações em seu radical ou terminações. Diferente do que acontece nos verbos regulares, eles não obedecem a um modelo de conjugação.
Os verbos regulares são aqueles que ao serem conjugados não sofrem modificações em seu radical. Exemplo: O verbo cantar (radical: cant-) pode ser conjugado em qualquer tempo e pessoa, sem que seu radical se modifique: cantei, cantassem, cantariam.
Veja também: Verbos irregulares no português....Verbos irregulares fracos.
Presente do indicativo | Presente do subjuntivo | |
---|---|---|
verbo polir | eu pulo ele pule eles pulem | que eu pula que ele pula que eles pulam |
verbo agredir | eu agrido ele agride eles agridem | que eu agrida que ele agrida que eles agridam |
E verbos irregulares são aqueles que apresentam alguma alteração na raíz, na terminação ou em ambas, quando conjugados.
Significado de Conjugação substantivo feminino Ação ou efeito de conjugar, de unir; união, ligação: conjugação de esforços, de forças. [Gramática] Conjunto das flexões de modo, tempo, pessoa, número e voz de um verbo, seguindo uma ordem determinada. Ato de ligar, de fazer uma ligação, uma união; reunião.
Para ficar mais claro, veja agora algumas formas de uso desses verbos irregulares: They bought a very nice car for their son. (Eles compraram um carro muito legal para o filho deles.) Use Up/Down Arrow keys to increase or decrease volume. I’ve brought some cookies for my grandmother.
Os verbos regulares são mais fáceis de entender, pois eles seguem um padrão de conjugação de acordo com o tempo escolhido. É o exemplo de “to play” (jogar, tocar), que, no simple present, varia entre “plays” para a 3ª pessoa do singular ( he, she e it ), e “play” para as demais ( I, you, we, they ).
No caso dos verbos que iremos apresentar agora, você só precisa memorizar uma conjugação, pois suas formas no simple past e no past participle são iguais. Tudo o que diferencia é o tempo verbal que você vai escolher e o tipo de auxiliar que será necessário usar. Para ficar mais claro, veja agora algumas formas de uso desses verbos irregulares:
Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair. Os verbos irregulares podem ser chamados anômalos quando as alterações sofridas ao seu radical são profundas. É o caso dos verbos ser e ir.
Como ir direto para uma determinada linha no Excel?
O que é subtração 2 ano fundamental?
Como trabalhar o clima na educação infantil?
O que é paladar para educação infantil?
Como trabalhar o tema saúde na escola?
Como trabalhar para uma empresa na internet?
Como trabalhar o sentimento saudade?
Como funciona o projeto interdisciplinar?
Qual o tipo de raiz da goiaba?
Qual é o tipo de redação que cai no vestibular?
Como é feito o cálculo do reflexo de horas extras?
Como é o estilo de prova da AOCP?
Como são as produções de filmes de ficção científica?