Medidas de Frequência de DoençasPrevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).
Fatores que podem aumentar a prevalênciaMaior duração da doença;Aumento da incidência (I);Aumento da sobrevida, sem cura;Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;Melhoria dos recursos diagnósticos;Melhoria do sistema de informação.
Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo.
Prevalência. É o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes num determinado local e período. Como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população.
Existem várias derivações do conceito de risco na epidemiologia, mas as duas mais importantes são as seguintes medidas de associação: Risco Relativo ou Razão de Risco (RR) e Razão de Chances ou Odds Ratio (OR).
44 curiosidades que você vai gostar
Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1). Para estimar a incidência, todos os indivíduos no denominador (população em risco) devem ter o potencial de estar no numerador (aqueles que desenvolvem a doença).
Assim, por exemplo, o coeficiente de 0,00035 será multiplicado por 100.000 o que o transforma em 35 por 100.000, ou seja, o evento ocorreu 35 vezes (caso, óbito,etc) por 100.000 habitantes.
Informa a proporção de acometidos por uma doença ou outro problema de saúde em uma determinada população em um dado momento no tempo.
Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.
Como fazer opção pelo Simples Nacional 2021?
Como dividir o comprimido em três quartos?
Como eliminar câncer de estômago?
Pode jogar água com sal no churrasco?
Como ficar com as pernas mais flexíveis?
Quando devo tomar soro caseiro?
Qual criptomoeda comprar em 2022?
Qual a diferença entre ABNT NBR e ISO 9001?
Como fazer registro de empregada doméstica no eSocial?
O que vem na caixa do Redmi Note 9 Pro?
Qual o grau mais baixo de astigmatismo?
Como usar glicerina para tirar mancha do rosto?
Como dividir célula no Google planilhas?
Qual a função do GB no notebook?