Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.
Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo. Exemplo: movimento dos membros inferiores. O estímulo para a contração muscular é geralmente um impulso nervoso, que se propaga pela membrana das fibras musculares, chegando até ela por meio de um nervo.
Essa ação é possível graças a estímulos nervosos e às proteínas actina e miosina, que deslizam uma sobre a outra. A contração inicia-se com um estímulo que desencadeia uma liberação de acetilcolina na fenda sináptica e causa despolarização da membrana da célula muscular.
Nesse caso cabe à molécula de miosina o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração. Resumidamente, a atividade de contração muscular pode ser representada por: O estímulo à contração muscular. A musculatura lisa é controlada pelos nervos do sistema nervoso autônomo.
No citoplasma da célula muscular, há proteínas que são essenciais à contração muscular, como você já deve ter ouvido falar em actina, miosina, troponina e tropomiosina. Essas proteínas interagem entre si e com o cálcio, e, assim, promovem a contração.
Como calcular o pH de uma solução resultante?
Quando a derivada de uma função é positiva?
Como saber se alguém pesquisou seu nome no Google?
Quais são os 10 melhores livros para se ler?
O que mais irrita Uma pessoa do signo de Câncer?
Quais são os períodos literários da literatura brasileira?
O que são os ambientes de sedimentação?
Quais os principais problemas articulares?
Em quais hipóteses a decisão do juízo criminal não fará coisa julgada na esfera cível?
Qual o valor para autenticar um documento de compra e venda no cartório?
Quais são os grupos de alimentos?
Como se pode transformar água salgada em água doce?
Como atualizar CPF nome de casado?
Qual é a primeira lei do grafismo?