Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.
Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo. Exemplo: movimento dos membros inferiores. O estímulo para a contração muscular é geralmente um impulso nervoso, que se propaga pela membrana das fibras musculares, chegando até ela por meio de um nervo.
Essa ação é possível graças a estímulos nervosos e às proteínas actina e miosina, que deslizam uma sobre a outra. A contração inicia-se com um estímulo que desencadeia uma liberação de acetilcolina na fenda sináptica e causa despolarização da membrana da célula muscular.
Nesse caso cabe à molécula de miosina o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração. Resumidamente, a atividade de contração muscular pode ser representada por: O estímulo à contração muscular. A musculatura lisa é controlada pelos nervos do sistema nervoso autônomo.
No citoplasma da célula muscular, há proteínas que são essenciais à contração muscular, como você já deve ter ouvido falar em actina, miosina, troponina e tropomiosina. Essas proteínas interagem entre si e com o cálcio, e, assim, promovem a contração.
Como contar as orações de um texto?
Quantas calorias tem 500 gramas de arroz branco cozido?
O que precisa para fazer um churrasco para 15 pessoas?
Qual é a diferença entre mestrado e doutorado?
Quanto tempo pode durar a palpitação?
Quanto tempo leva para percorrer 1 km a pé?
Como agendar exame Microsoft Pearson VUE?
Quais são as contas que compõem o Ativo Circulante?
Quem são os principais organismos produtores nos ambientes aquáticos?
Como entrar com ação de usucapião no cartório?
Qual o bioma da América do Norte?
Qual é a função de um juiz federal?
Como se classificam as pesquisas quanto a abordagem do problema?