Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.
Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo. Exemplo: movimento dos membros inferiores. O estímulo para a contração muscular é geralmente um impulso nervoso, que se propaga pela membrana das fibras musculares, chegando até ela por meio de um nervo.
Essa ação é possível graças a estímulos nervosos e às proteínas actina e miosina, que deslizam uma sobre a outra. A contração inicia-se com um estímulo que desencadeia uma liberação de acetilcolina na fenda sináptica e causa despolarização da membrana da célula muscular.
Nesse caso cabe à molécula de miosina o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração. Resumidamente, a atividade de contração muscular pode ser representada por: O estímulo à contração muscular. A musculatura lisa é controlada pelos nervos do sistema nervoso autônomo.
No citoplasma da célula muscular, há proteínas que são essenciais à contração muscular, como você já deve ter ouvido falar em actina, miosina, troponina e tropomiosina. Essas proteínas interagem entre si e com o cálcio, e, assim, promovem a contração.
Como os anticorpos se ligam aos antígenos?
Quando os FII pagam dividendos?
Onde comprar cachorro legalmente?
Como era feita a barba antigamente?
Quais os principais músculos da coxa e perna?
Como saber se tenho fobia de lagartixa?
Quantas gotas Devo tomar de Nausicalm?
Onde comprar mudas de plantas online?
Como usar o navalhete passo a passo?
Quanto tempo deixar a Maizena no rosto?
Como usar a função exponencial na calculadora científica?
Como a garrafa térmica consegue manter a temperatura?
Como usar o óleo de copaíba no rosto?