Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.
Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo. Exemplo: movimento dos membros inferiores. O estímulo para a contração muscular é geralmente um impulso nervoso, que se propaga pela membrana das fibras musculares, chegando até ela por meio de um nervo.
Essa ação é possível graças a estímulos nervosos e às proteínas actina e miosina, que deslizam uma sobre a outra. A contração inicia-se com um estímulo que desencadeia uma liberação de acetilcolina na fenda sináptica e causa despolarização da membrana da célula muscular.
Nesse caso cabe à molécula de miosina o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração. Resumidamente, a atividade de contração muscular pode ser representada por: O estímulo à contração muscular. A musculatura lisa é controlada pelos nervos do sistema nervoso autônomo.
No citoplasma da célula muscular, há proteínas que são essenciais à contração muscular, como você já deve ter ouvido falar em actina, miosina, troponina e tropomiosina. Essas proteínas interagem entre si e com o cálcio, e, assim, promovem a contração.
Qual o salário de defensor público de Goiás?
Como voltar a usar o Google antigo?
Como pegar atestado médico fácil?
Como solicitar auxílio acidente de trabalho?
Como eu faço pra ver a memória do meu notebook?
Como solicitar carteira de estudante UNINOVE?
Como solicitar senha de processo no cartório?
Como solicitar análise do Facebook Marketplace?
Como conseguir coisas de graça?
Como emitir a guia do ITBI DF?
Como consultar conta de luz em atraso?
Como fazer um pedido por E-mail?
O que o jogo de boliche desenvolve na educação infantil?
Como chegar no Brás do Jabaquara?
Como visualizar todas as mensagens na caixa de entrada do Gmail?