Na atualidade ocidental, a estratificação social é organizada em três principais camadas sociais: classe alta, classe média e classe baixa, e cada uma destas classes pode ainda ser subdividida em outras classes.
Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe.
Estratificação social segundo Max Weber
De acordo com Weber, a sociedade pode ser dividida de três formas principais: social, política e econômica. Os critérios utilizados por Weber para analisar a estratificação social vão além do trabalho que o indivíduo realiza (fator econômico).
Veja a listagem das classes sociais com base na faixa salarial das famílias brasileiras:Classe A: mais de 15 salários mínimos;Classe B: de 5 a 15 salários mínimos;Classe C: de 3 a 5 salários mínimos;Classe D: de 1 a 3 salários mínimos;Classe E: até 1 salário mínimo.
A mobilidade social pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma geração (intrageracional) ou entre indivíduos de gerações diferentes (intergeracional), pode ser ascendente, ou seja, ser uma mudança positiva de posição na hierarquia, ou ser descendente, produzir perda de posição e status.
37 curiosidades que você vai gostar
São três os principais tipo de estratificação social:Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
A classe social é uma divisão predominantemente econômica, a estratificação social não. Ela abrange aspectos culturais, subjetivos, que geram sentimento de pertencimento a posições sociais, que, por sua vez, são elencadas conforme o que é mais valorizado nessa sociedade.
Estratificação social é um conceito sociológico utilizado para classificar os indivíduos ou grupos a partir da análise das condições socioeconômicas. A estratificação social serve também como base para entender a configuração da sociedade em hierarquias e na formação das desigualdades sociais.
A estratificação social se baseia principalmente nas seguintes características:É uma particularidade da sociedade, e não simplesmente um reflexo das diferenças individuais;Recursos materiais e imateriais são distribuídos de modo desigual entre os membros de diferentes estratos (camadas);
O que é dolo e quais os seus elementos?
Qual é o refrigerante com menos açúcar?
Como finalizar uma carta de resposta?
Que tipo de roupa os homens usavam antigamente?
Que tipo de propriedade está isenta de ITR?
Qual o melhor lugar para furar viga?
Como acessar contracheque de Servidor Público?
O que se deve levar para a academia?
Como entrar na página do participante?
Como a pessoa se alimenta por sonda?
Como tirar mancha de sol da pele caseiro?
Quem fez FNaF Security Breach?
O que é recurso didático pedagógico?
O que levar na mochila para o trabalho?