Existem três tipos de radiação: alfa, beta e gama. Becquerel, Ernest Rutherford, da Nova Zelândia, e Marie e Pierre Curie, da França, foram os responsáveis pela sua identificação.
Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama.
Uma fonte de radioatividade consiste em qualquer corpo ou material que apresenta radioatividade, ou seja, que tenha a capacidade de emitir energia sob a forma de partículas ou radiação eletromagnética.
Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.
“1. Para os efeitos desta norma, são radiações não ionizantes as micro-ondas, ultravioletas e laser.
Radiações Alfa, Beta e Gama.
Uma fonte de radioatividade consiste em qualquer corpo ou material que apresenta radioatividade. ... Um outro material que pode constituir uma fonte de radioatividade são as poeiras e partículas perigosas libertadas para a atmosfera na sequência de uma explosão nuclear e que caem posteriormente para a superfície terrestre.
As radiações podem ser emitidas tanto artificialmente em procedimentos médicos ou atividades industriais, quanto naturalmente, como a luz solar por exemplo. Independente do tipo, elas interagem com os corpos, até mesmo com o ser humano, e depositam neles energia.
Dessa forma, os exemplos de radiações mais comuns são: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc. Visto isso, a foma mais simples de radiação é a luz solar.
Os diversos tipos de radiação estão mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar. A história da radiação teve início com as descobertas do físico alemão Wilhelm K. Röntgen, em 1895, a respeito dos raios X. Esse feito possibilitou que outros cientistas fizessem outras pesquisas sobre radiações.
Os efeitos biológicos desse tipo de radiação são divididos em duas categorias: determinísticos e estocásticos. Os efeitos determinísticos são imediatos, tais como queimaduras por radiação ou morte de tecidos. Já os efeitos estocásticos são relacionados à mutação do código genético das células e ao surgimento de câncer ou doenças hereditárias.
Qual o efeito colateral da furosemida?
O que é aritmética e exemplos?
Quais palavras não são dígrafos?
Quantos anos de cadeia por agiota?
Quais são os 4 principais métodos de descontaminação utilizados em um laboratório?
Quanto tempo dura um eletrodoméstico?
Que artista são mais conhecidos?
Qual o valor do metro de demolição?
Quantos metros de rodapé são necessários em cada quarto?