Existem pelo menos dois grupos de variedades de mandioca: a de mesa ou mansa (aipim ou macaxeira) e a mandioca brava ou industrial (amargosa).
Registro de InteresseMandioca BRS 396.Mandioca BRS 397.Mandioca BRS 398.Mandioca BRS 399.Mandioca BRS 400.Mandioca BRS 401.
A cultura da mandioca apresenta ampla variabilidade genética, representada pelo grande número de variedades disponíveis em todo o País. Até o momento, já foram catalogadas, no Brasil, mais de 4 mil variedades, mantidas em coleções e bancos de germoplasma de várias instituições de pesquisa.
O nome científico é Manihot Esculenta Crantz. Mas essa raiz é conhecida por muitos outros nomes Brasil afora: mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, uaipi, maniveira, pão-de-pobre…
As cultivares de mandioca são classificadas em: 1) doces ou de “mesa”, também conhecidas como aipim, macaxeira ou mandioca mansa e normalmente utilizadas para consumo fresco humano e animal; e 2) amargas ou mandiocas bravas, geralmente usadas nas indústrias, para produção de farinha e fécula.
33 curiosidades que você vai gostar
Dentre elas, temos a mandioca de mesa (macaxeira, aipim, mandioca-mansa) e a mandioca tipo indústria (mandioca-brava, mandioca-amarga).
As variedades Três meses e Caiabana são promissoras para consumo humano na forma de raízes frescas, considerando as características como qualidade culinária, produtividade de raízes, teores de cianeto, de matéria seca e de amido.
Originária da Guiné, a abóbora chegou ao Brasil, no século XVI, pelas mãos dos portugueses. Hoje, é muito conhecida em todo o país, e chamada por diferentes nomes, como jerimum, no Norte e como moranga, no Sul.
Deu água na boca! Batata baroa – Também conhecida como “mandioquinha” no nordeste ou “batata salsa” no sul e centro-oeste do Brasil, a batata baroa é também conhecida amplamente como “cenoura amarela”.
Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira. É um alimento comum dos Andes, mas que ficou muito conhecido no Brasil.
Para ter certeza de que está levando uma mandioca fresca para casa, quebre-a ao meio para se certificar de que o miolo está bem branquinho ou amarelo, dependendo do tipo. O miolo também precisa estar úmido e sem manchas. O mesmo funciona para a casca, que deve estar uniforme e sem manchas.
Apresenta as seguintes características:• Ausência de fibras na massa cozida;• Resistência à deterioração pós-colheita;• Facilidade de descascamento das raízes;
As cultivares de mandioca são classificadas em: 1) doces ou de “mesa”, também conhecidas como aipim, macaxeira ou mandioca mansa e normalmente utilizadas para consumo fresco humano e animal; e 2) amargas ou mandiocas bravas, geralmente usadas nas indústrias.
— O principal cuidado que devemos ter, principalmente com a variedade Kiririns, que é a mais produtiva, é o controle da multiplicação da rama.
A farinha pode ser tanto produzida com mandiocas mansas (macaxeira) como bravas. As diferenças entre elas são: a concentração de ácido cianídrico - pode chegar a matar grandes animais; e a produtividade - variedades bravas são mais produtivas.
A mais produtiva das duas é a Jurará (originária da Região Metropolitana de Belém), que ao final dos quatro anos de avaliação na região de Altamira apresentou rendimento médio de 35,86 toneladas por hectare e 33,75% de teor de fécula.
Nos estados do Nordeste e em alguns do Norte, por exemplo, o mais comum é chamar esse alimento de macaxeira. Já no Rio de Janeiro, São Paulo e em grande parte dos estados do Sul, Centro-Oeste e em algumas cidades do Nordeste, as pessoas costumam chamar essa raiz de mandioca ou aipim.
No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira". A Mandioca é chamada por outros nomes pelo Brasil! Esse aqui é polêmico, e muito!
Mexerica. No Sul, bergamota; no Nordeste, mimosa; no Sudeste, tangerina. Esses são alguns nomes da mexerica, que também pode ser conhecida por mandarina e ou ainda Ponkan, dependendo da região em que você estiver (ou da variação da fruta que você encontrar no mercado).
A tangerina, também conhecida como o robson, é uma pequena árvore cítrica com fruta parecida com outras laranjas.
Tipos de abóboras
Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies. A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.
Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica e vários tipos, como mexerica, mexerica cravo.
- As melhores ramas para fazer mudas são as provenientes da haste principal da planta e do terço central desta. - No momento da retirada das mudas, as brotações e as raízes devem ser cortadas, mas as ramas devem ficar inteiras, sendo feito o corte em estacas menores só na hora do plantio.
“Antes a mandioca branca, menos rica em vitamina A, era a mais consumida. ... A diferença de cor entre os dois tipos, explicou, deve-se ao fato de que a variedade amarela é mais rica em carotenoides – substâncias antioxidantes que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.
A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. Já a mandioca, ou mandioca brava, apresenta acima de 100 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. E não adianta tentar fazer essa identificação só no "olhômetro", como explica a pesquisadora.
Quantos são os números de 1 a 1000 em que aparece o dígito 9?
Como medir a potência de um aparelho?
Quanto tempo uma calopsita começa a botar?
Quantos litros cabem em um recipiente cujo volume e 2m³?
Como saber quanto de internet eu usei?
Quantas vezes ao dia tomar floratil?
Como saber quantos GB tem meu celular iPhone?
Quais os efeitos do Testodrol?
Como saber quantos pavimentos posso construir?
Para que serve o remédio floratil 200?
Qual o benefício do cálcio de ostra?
Quantas parcelas vou receber do auxílio?
Quantos algarismos são usados para escrevermos os números naturais de 1 a 44?
É possível reverter a metaplasia intestinal?
Como tomar espironolactona para Ovario Policistico?
Como tomar óleo de copaíba doTERRA?