Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
São várias as linhagens celulares que derivam da medula óssea, e baseando-se nos tipos de glóbulos brancos que elas afetam, as leucemias estão divididas em dois grandes grupos: mieloide e linfoide. As que afetam as células linfoides são chamadas de leucemia linfoide, linfocítica ou linfoblástica.
É importante saber que a leucemia não é contagiosa e nem hereditária (não é transmitida de pai para filho). Muitas pessoas confundem e pensam que uma leucemia é decorrente de uma forte anemia e isso não é verdade. As anemias ocorrem por diversas causas e não evoluem para leucemia.
4. Transplante de medula
Tipo de leucemia | Tratamento |
---|---|
Leucemia Linfóide Aguda | Quimioterapia, radioterapia, injeções de corticoides e transplante de medula óssea |
Leucemia Mielóide Crônica | Medicamentos específicos para a toda a vida e, nos casos graves, quimioterapia e transplante de medula óssea |
Há dois tipos principais de leucemias agudas, a Leucemia Linfocítica Aguda (LLA), que é mais comum entre crianças e adolescentes, mas pode ocorrer também em adultos, e a Leucemia Mieloide Aguda (LMA), mais frequente em adultos.
Se diagnosticada precocemente, as chances de cura da leucemia são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos.
O prognóstico da LNC é muito variável, podendo ir de 6 meses a 20 anos de sobrevida. O único tratamento atualmente considerado curativo é o transplante de medula óssea alogênico.
A doença não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos pelo contato sexual, por transfusões de sangue ou por seringas contaminadas.
A classificação FAB foi proposta na década de 70 e vem sendo muito utilizada para classificação das leucemias, no entanto, a Organização Mundial de Saúde propôs na década de 90 e atualizou em 2008 uma nova classificação para as leucemias agudas. Grande porcentagem de promielócitos hipergranulares.
A leucemia é classificada de acordo com a velocidade de progressão da doença e o tipo de células envolvidas. Na leucemia aguda, as células sanguíneas alteradas não conseguem realizar suas funções, multiplicando-se rapidamente. Então, a doença pode piorar depressa e, por esse motivo, a leucemia aguda requer tratamento rápido e agressivo.
O hemograma é um dos principais exames solicitados após a suspeita de quadro de leucemia. Esse exame é de grande importância, já que é capaz de identificar várias alterações sanguíneas características das leucemias.
Existem 2 principais tipos de leucemia, ... Tratamentos para leucemia . A leucemia pode ser tratada com as seguintes opções: quimioterapia, imunoterapia, ...
Quantas Akuma no Mi o Barba Negra comeu?
Quais são as fases do desenvolvimento de sistemas?
Quais os indicadores de sepse?
Qual o valor de uma perícia grafotécnica?
Como descobrir o formato de um arquivo desconhecido?
Qual a prótese de quadril mais resistente?
Qual é o significado da palavra Coca-cola?
Quais as propriedades medicinais do Levante?
O que é PSI na lavadora de alta pressão?
Como é a dor da neurite intercostal?
O que devemos fazer antes de manusear os alimentos?
Quais são os maiores estados do Brasil?
É possível partenogênese em humanos?
Qual o tamanho padrão de uma pulseira?
Como atualizar Android Samsung antigo?
Qual o valor dos bens de Marília Mendonça?
O que substitui o estabilizador?
Como divulgar eventos culturais?