Os três tipos de hidrocefalia incluem:
A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.
Também conhecida como HPN, sigla do termo “hidrocefalia de pressão normal”, a HPN é uma doença que ocorre em pessoas idosas, por causa de uma desregulação do sistema de produção do líquor cefalorraquiano (LCR) e da capacidade de reabsorção deste líquido no cérebro, levando ao acúmulo do LCR dentro das cavidades ...
Diagnóstico de Hidrocefalia
A hidrocefalia ocorre geralmente em virtude de um bloqueio na circulação do líquido, fazendo com que a pressão na medula e no encéfalo aumente. Sua causa pode estar relacionada com fatores genéticos, ambientais ou herança multifatorial.
A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais. Os sintomas típicos incluem cabeça excepcionalmente grande e desenvolvimento anormal.
“Trata-se de uma doença extremamente limitante. O paciente não consegue se locomover e fica preso ao leito, com incontinência que favorece infecções urinárias de repetição", complementa o médico Ivan Hideyo Okamoto, neurologista do Einstein.
A causa mais comum é um bloqueio na circulação do líquor. Os bebês que nascem com hidrocefalia freqüentemente têm características físicas peculiares, como por exemplo: a cabeça pode parecer maior que o normal; a pele da cabeça pode parecer mais “fina” e brilhante que o normal, com veias bem aparentes.
2- Hidrocefalia adquirida: ocorre após o nascimento. Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como conseqüência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) ou tumor cerebral. Os sintomas incluem:
A hidrocefalia é uma doença em que um excesso de líquido cefalorraquidiano se acumula nas cavidades do cérebro conhecidas como "ventrículos". Em condições normais, existe um delicado equilíbrio entre a produção, circulação e os níveis de absorção de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos do cérebro.
O método diagnóstico mais eficaz e rápido é a ultra-sonografia, podendo diagnóstica a hidrocefalia no feto durante a gestação. Para delimitar a área afeta, podem ser feitos outros exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Qual a fruta que previne o infarto?
Como saber se tenho direito ao PIS 2021 pelo celular?
Como funciona o trem de levitação magnética?
Como fazer o organismo eliminar o HPV?
Como a tecnologia afeta as nossas vidas?
Como saber se o pneu e para frio ou calor?
Em que momento se considera feita a intimação?
Onde se localiza o menor músculo do corpo humano?
Qual a diferença entre ACV é DCV?
Quando o advogado fala protesto?
Como a ONU classifica os produtos perigosos?
O que atrai o inseto barbeiro?