Podem ser lícitas (álcool) ou ilícitas (cocaína, crack, maconha). De acordo com sua ação no sistema nervoso, essas drogas podem ser classificadas em depressoras (álcool), estimulantes (cocaína, crack, anfetamina) e perturbadoras (maconha, LSD).
Alguns exemplos são o LSD, a ayahuasca e o ecstasy. Logo após o consumo, essas substâncias causam euforia e confusão mental que, a princípio, trazem sensações positivas para quem as consome. Por isso, esse tipo de psicoativo é muito procurado por jovens, principalmente em festas.
Transtornos por uso de substâncias são um tipo de transtorno relacionado com substância que envolvem um padrão patológico de comportamentos em que os pacientes continuam a usar uma substância apesar de experimentarem problemas significativos relacionados ao uso.
Drogas perturbadoras
No grupo das drogas depressoras estão o álcool, os soníferos ou hipnóticos (barbitúricos, alguns benzodiazepínicos); os ansiolíticos (calmantes, como benzodiazepínicos), os opiáceos ou narcóticos (morfina, heroína, codeína ou meperidina) e os inalantes ou solventes (colas, tintas ou removedores).
Por essa razão, são também conhecidas como substâncias psicoativas. As drogas psicotrópicas dividem-se em três grupos: depressoras, estimulantes e perturbadoras.
Entre as drogas lícitas estão os medicamentos em geral (os quais só são permitidos sob prescrição médica), o álcool e o cigarro, além dos alimentos já citados. Já entre as principais drogas ilícitas estão a maconha, a cocaína, o ecstasy, o crack, a heroína, etc.
Uso e Intoxicação A intoxicação, segundo o DSM-IV, é a síndrome reversível e específica devido à ingestão de uma substância, composta de alterações comportamentais, psicológicas ou fisiológicas clinicamente significativas e mal-adaptativas (efeito da substância sobre o sistema nervoso central).
As substâncias psicoativas podem ser de vários tipos e desempenham várias funções no nível do cérebro, como inibir a dor, modificar o humor ou alterar a percepção. Da mesma forma, eles podem ser consumidos com diferentes propósitos.
O método usado para detectar a presença das substâncias psicoativas é o ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay). Essa é a etapa de triagem. Se o exame apontar a presença de, pelo menos, uma substância, o resultado será positivo e a amostra seguirá para a etapa de confirmação.
Ao longo do texto apresentamos os seis testes psicológicos mais realizados em processos seletivos. A partir deles, você pode perceber que existem diversas avaliações realizadas pelas companhias, boa parte delas refere-se à avaliação da personalidade. Por isso, preste muita atenção nesse quesito.
Você já deve ter se deparado com um teste psicológico no processo seletivo de alguma empresa na qual foi candidato. Esse método avaliativo é muito comum e bastante utilizado pelas organizações. E você deve estar bem preparado para enfrentá-lo.
Qual é a matéria-prima do grafite?
Como funciona a execução provisória na Justiça do Trabalho?
Como avaliar gordura visceral?
Pode tomar tandrilax por quantos dias?
Onde posso vender meu iPhone usado?
O que é um interruptor intermediário?
Qual foi a vila mais antiga criada pelos portugueses?
Como montar uma linha do tempo?
Qual é a importância do direito do consumidor?
Como fazer uma saudação no e-mail?
Qual o general doce mais forte?
Quais são os capitais intelectuais?
Quando a ferida está vermelha?
O que fazer no interior do Rio Grande do Sul?