A seguir, apresentaremos alguns dos transtornos psicomotores que afetam o desenvolvimento da criança e que podem ter consequências psicológicas e emocionais. São eles: instabilidade; inibição; debilidade; dispraxia e lateralidade cruzada.
De acordo com GRÜNSPUN, 1988, divide os distúrbios psicomotores nos seguintes quadros: instabilidade psicomotora, debilidade psicomotora (paratonia e sincinesia), inibição psicomotora, lateralidade cruzada e imperícia.
Transtornos psicomotores são manifestações dos desequilíbrios da vida psíquica que se refletem na motricidade das pessoas. Por exemplo, uma criança muito inibida pode ter uma movimentação desarmoniosa, desajeitada.
Debilidade psicomotora – caracteriza-se pela presença da paratonia ou da sincinesia. Paratonia – É a persistência de uma certa rigidez muscular, que aparece nas quatro extremidades do corpo ou somente em duas. Apresenta uma deselegância geral na posição estática ou em movimento.
A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.
41 curiosidades que você vai gostar
A Lateralização acontece quando o mercado fica estabilizado por um momento dentro de um intervalo de preço, ou seja, o mercado começa a andar de lado sem uma tendência estabelecida.
Os transtornos da Lateralidade são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. São exemplo disso a lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo.
Quando duas pessoas estão olhando na mesma direção, os seus lados direito e esquerdo coincidem. Veja o que acontece quando as duas pessoas levantam a mão esquerda. A direita e a esquerda estão no mesmo lado para os dois.
Entende-se o significado da psicomotricidade como sendo a ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo externo e interno, isto é, a capacidade de se movimentar com intenção.
DEBILIDADE PSICOMOTORA – Caracterizada por PARATONIA: Limitação nas quatro extremidades do corpo (ou apenas em duas) – “deselegância” ao correr – limitações e rigidez nas mãos e nas pernas; e SINCINESIA – Participação de músculos em movimentos aos quais eles não são necessários – descontinuidade de gestos; imprecisão ...
Para que a aprendizagem se processe adequadamente, é indispensável o domínio de habilidades da manifestação psicomotora. Sendo que a Psicomotricidade trabalha a criança em sua totalidade compreendendo seus aspectos motores, emocionais e intelectuais, ela pode contribuir para o processo de aprendizagem das mesmas.