São seis os tipos de coerência que colaboram para a coerência global de um texto. São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.
Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, próprio daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.
Pois bem, intuitivamente, você está seguindo um princípio básico para uma boa redação, chamado de coerência textual. Você pode até não conhecer a exata definição desse elemento da linguística textual, mas possivelmente evita construções ininteligíveis em sua redação e recorre aos seus conhecimentos sociocognitivos.
Três princípios básicos são necessários para compreendermos melhor o que é coerência textual: 1) Princípio da Não Contradição: Um texto deve apresentar situações ou ideias lógicas que em momento algum se contradigam;
Em um texto, tudo deve estar corretamente “amarrado”. Depois de escrever, verifique se as ideias estão organizadas de forma lógica e de fácil entendimento. O uso de elementos de retomada e sequência dentro do texto contribuem com o sentido. Veja um exemplo: As redes sociais foram criadas para facilitar o acesso à informação e aproximar as pessoas.
Qual o nome da síndrome do autismo?
O que significa ter emprego formal?
O que significa arco submerso?
Como virar Pro Player no Fortnite PC?
Como funciona o aparelho mucociliar nas vias respiratórias?
Quanto tempo aumenta o limite do Nubank?
Como se usa óculos de descanso?
Como usar o óleo de melaleuca para mau hálito?
Como ligar os fios do interfone apartamento?
Pode usar ácido Salicilico de dia?
Como é o funcionamento do arco reflexo?
Quanto tempo deixar o óleo de rícino no couro cabeludo?
Como tomar óleo de rícino grávida?
Como usar o óleo corporal da Natura?