São seis os tipos de coerência que colaboram para a coerência global de um texto. São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.
Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, próprio daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.
Pois bem, intuitivamente, você está seguindo um princípio básico para uma boa redação, chamado de coerência textual. Você pode até não conhecer a exata definição desse elemento da linguística textual, mas possivelmente evita construções ininteligíveis em sua redação e recorre aos seus conhecimentos sociocognitivos.
Três princípios básicos são necessários para compreendermos melhor o que é coerência textual: 1) Princípio da Não Contradição: Um texto deve apresentar situações ou ideias lógicas que em momento algum se contradigam;
Em um texto, tudo deve estar corretamente “amarrado”. Depois de escrever, verifique se as ideias estão organizadas de forma lógica e de fácil entendimento. O uso de elementos de retomada e sequência dentro do texto contribuem com o sentido. Veja um exemplo: As redes sociais foram criadas para facilitar o acesso à informação e aproximar as pessoas.
Como ajustar a imagem no Word?
Quais os melhores nichos para Marketing Digital 2022?
O que é uma inequação exponencial?
Quem matou Hollow em os originais?
Porque a frequência da rede é 60Hz?
Como tirar a reservista na pandemia?
Quais produtos são feitos de algodão?
Como fazer backup de um mundo no Minecraft?
Quem pode ser corretor do Enem?
Precisa de CND para transferência de veículo?
Qual é o prazo de suspensão do processo em decorrência da citação por edital?
Qual a melhor pomada para cicatriz pós operatorio?
Qual a diferença entre uma procuração pública e particular?