Existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível é aquele que é transferido entre os corpos quando há mudanças de temperatura. O calor latente, por sua vez, ocorre quando há transferências de calor, sem que haja mudanças de temperatura.
Sensível ou Latente: esses dois tipos de calor são as duas únicas formas de calor que podem existir em um corpo.Exemplos de Calor Sensível. ... Exemplos de Calor Latente. ... Calor Sensível e Latente na Climatização.
O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles. A transferência de calor pode ocorrer de três formas: radiação, condução e convecção.
O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente.
Durante o ciclo de arrefecimento, forma-se condensação dentro da unidade devido à remoção de calor latente do ar. A capacidade sensível é a capacidade necessária para baixar a temperatura e a capacidade latente é a capacidade para rmover a humidade do ar.
24 curiosidades que você vai gostar
na convecção, o calor é transferido de um lugar para outro tendo como agentes os próprios fluidos; II. na condução, ocorre a transferência de energia cinética entre as partículas; ... na irradiação, o calor é transmitido sob a forma de ondas eletromagnéticas.
Formas de Propagação de Incêndios
por Convecção, onde a energia é transportada pela movimentação do ar aquecido pela combustão; por Condução, onde a energia é transportada através de um corpo; por Projeção de partículas inflamadas, que pode ocorrer na presença de explosões e fagulhas transportadas pelo vento.
Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção (Fig. 2.13). Como vimos, a radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz.
O fogo pode se propagar: Pelo contato da chama em outros combustíveis; • Através do deslocamento de partículas incandescentes; • Pela ação do calor. É a forma pela qual se transmite o calor através do próprio material, de molécu- la a molécula ou de corpo a corpo.
Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. Na Termologia, calor latente também é chamado de calor de transformação. O calor latente é definido, também, como a relação da quantidade de calor por massa.
Quando a mudança de estado físico é da fase sólida para a líquida, e vice-versa, é denominado calor latente de fusão. ... Quando é da fase líquida para a gasosa, e vice-versa, é denominado calor latente de vaporização.
A propagação de calor ocorre de três maneiras:Condução. Transferência de calor por meio da agitação de moléculas, em um corpo ou entre mais corpos, desde que haja contato entre eles. ... Convecção. ... Radiação.
Transmissão de Calor. O calor é uma forma de energia que se propaga entre dois pontos de um mesmo corpo, ou de um corpo para outro, devido a uma diferença de temperatura. Essa transferência pode acontecer através de três processos: condução, convecção e irradiação térmica.
A corrente de convecção é o movimento de massas fluidas que trocam suas posições devido a diferença de temperatura (ar frio e ar quente). Dessa forma, ela ocorre somente em fluidos, como vapor, gases e líquidos, não ocorrendo em sólidos e nem no vácuo, neste último porque não há matéria para o transporte.
Convecção. A convecção térmica é o processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria, devido a uma diferença de densidade e a ação da gravidade. ... Da mesma forma, acontece a convecção nos gases.
A diferença entre a condução e a convecção é que, nesta, há transporte de massa pelas correntes convectivas. A radiação é a transferência de calor por ondas eletromagnéticas, logo, esse processo de transferência de calor pode acontecer no vácuo.
A irradiação é o principal processo de transmissão de calor, pois é através deste processo que o calor do Sol, por exemplo, chega até a Terra e permite a existência de vida em nosso planeta. As ondas de calor não se propagam igualmente em todos os meios.
A entalpia de vaporização ou calor de vaporização é a quantidade de energia necessária para que um mol de um elemento ou de uma substância que se encontra em equilíbrio com o seu próprio vapor, a pressão de uma atmosfera, passe completamente para o estado gasoso.
O calor latente de vaporização da água é 539,6 cal/g, e também é uma valor muito elevado, e isso é uma mecanismo muito importante para o seres vivos evitarem que suas células superaqueçam. ... A água possui um alto calor latente de vaporização, pois suas moléculas estão muito coesas, graças às pontes de hidrogênio.
São necessárias 600 cal para converter 1 g de água para vapor d água em 0° C ou 540 cal em 100° C. ... Esta energia, que é posteriormente liberada como calor quando o vapor volta a ser líquido, é denominada calor latente de vaporização. Condensação é o processo pelo qual o vapor d água muda para o estado líquido.
O que é o Calor específico:
Também chamada de capacidade térmica, esta grandeza indica a quantidade de calor necessária para que uma grama de qualquer substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C, além de indicar o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
No calor latente ocorre a mudança de estado físico. Ou seja, a substância pode passar do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa. Quando a mudança é da fase líquida para a fase gasosa o calor latente é chamado calor de vaporização (Lv).
Calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura. Contudo, os corpos que participam desse processo não têm o estado físico alterado.
Sobre o que é calor sensível, pode-se dizer que corresponde à quantidade de calor fornecida a um corpo que gera apenas variações de temperatura, sem produzir mudanças de fase. ... Uma caloria corresponde à quantidade de calor necessária para que 1 g de água sofra variação de temperatura de 14,5 °C para 15,5 °C.
Calor sensível diz respeito à forma de calor que produz uma mudança na temperatura de um corpo. ... O calor sensível é transferido até que os corpos atinjam o equilíbrio térmico. Diferentemente do calor latente, o calor sensível não muda a estrutura física dos corpos, apenas causa uma mudança em sua temperatura.