Danos: Os primeiros sintomas ocorrem na região do colo da planta, quando há o aparecimento de manchas de coloração parda e aspecto úmido, evoluindo para o apodrecimento da casca, formando cancros com exudação de goma. A casca afetada desprende-se expondo o lenho já infectado que também apresenta coloração parda.
“Nos pomares onde já existe a doença, a recomendação é fazer uma cirurgia, que é a limpeza de todo o tecido lesionado ou morto, e pincelar com pasta bordalesa não só a ferida, mas até um metro e meio de altura do tronco da planta.
Gomose ou podridão do pé (Phytophthora citricola) – Ocorre necrose na parte inferior do tronco das árvores, podendo apresentar exsudação de goma. Na copa das árvores, os sintomas são parecidos com os causados por P. cinnamomi. Se o cancro circundar todo o tronco da planta, a árvore morre.
A gomose dos citros é considerada uma doença de grande importância para a citricultura no Brasil e em nível mundial. A etiologia desta doença compreende um complexo de espécies de Phytophthora. Embora importante, pouco se conhece sobre a gomose nas regiões produtoras de citros no Estado do Paraná.
Significado de Gomose Doença que ataca os vegetais, caracterizada pela secreção de um líquido gomoso.
Além do tratamento de inverno (pulverização de calda sulfocálcica ou fungicidas cúpricos) no período dormente, são também recomendadas pulverizações com fungicidas tebuconazol, cúpricos ou mancozebe sobre o tronco das plantas nas épocas de maior infecção (após a queda das folhas e na primavera).
Mas, é possível combater a cochonilha não deixando de faltar cálcio na planta. Para combater esse tipo de praga de jardim, passe uma escovinha na planta com água e sabão de coco retirando as partes mais atacadas. Se a cochonilha estiver no substrato, submerja a planta em um vaso de água com umas gotinhas de detergente.
Já as principais doenças que atingem os abacateiros são: podridão radicular ou gomose (Phytophthora cinnamomi), principal a nível mundial e no Brasil, antracnose (Colletotrichum gloeosporioides), cercosporiose (Cercospora purpurea), verrugose (Sphaceloma perseae) e oídio (Oidium perseae).
a última é a pior das coisas que matam rosas do deserto.
Controle das principais doenças do pessegueiro
Como por barra de ferramentas no word?
Quanto tempo depois de fazer uma tatuagem posso doar sangue?
O que faz um auxiliar de farmacia?
O que habita no esconderijo do altíssimo?
Com quantos meses começa a coçar a gengiva do bebê?
Quais são os principais problemas ambientais urbanos?
Como por um bot de musica no discord?
Precisa ter OAB para ser correspondente jurídico?
Quem era mandado para os campos de concentração?
Quantos dar de Predsim por kg?