Os Diferenciais Competitivos Que as Empresas ProcuramProatividade. Esta já é uma velha conhecida dos recrutadores, mas é sempre requisitada nos candidatos. ... Atenção. ... Criatividade. ... Organização. ... Flexibilidade. ... Honestidade. ... Capacitação. ... Pontualidade.
Qual é seu diferencial? Esse tipo de questionamento tem a ver com o quanto você se conhece e o quão confortável você está em falar sobre isso. Pessoas bem-resolvidas não parecem excessivamente orgulhosas ao destacar suas qualidades e nem incompetentes ao falar das suas fraquezas.
Atitudes para mostrar seus diferenciais no trabalhoEsteja atento. ... Faça perguntas. ... Seja proativo. ... Tenha senso de urgência. ... Identifique os problemas e sugira soluções. ... Contribua com outras áreas. ... Determine suas prioridades. ... Busque desafios e agarre oportunidades.
Dizer ser proativo, ter facilidade para trabalhar em equipe, ser comprometido, por exemplo, soam como respostas óbvias, e são certamente recorrentes no discurso comum.
Não é necessário destacar todas as suas habilidades e experiências em seu currículo. Foque naquilo que representa um destaque em relação aos outros, algo que responda pontualmente e de forma clara à empresa por que você deveria ser contratado.
20 curiosidades que você vai gostar
Não há uma única resposta para “por que devo ser contratado”, pois as razões variam conforme a empresa, requisitos da vaga e cultura organizacional. Na hora de elaborar sua resposta, o mais importante é focar nas necessidades da empresa, ao invés de se autopromover indiscriminadamente.
Aptidão para trabalhar em equipe
Quando se trabalha em equipe, muitos desafios profissionais são enfrentados em conjunto. O mercado de trabalho valoriza profissionais que se esforçam para manter a equipe em sinergia, pois sabem que os melhores resultados surgem quando todos estão trabalhando com o mesmo objetivo.
Podemos dizer que o diferencial competitivo de alguém são os seus atributos, ou seja, coisas que o tornam único. Por exemplo, imagine que uma empresa esteja procurando um profissional que saiba falar línguas estrangeiras, mas não informou quais e nem quantas.
Companheirismo e empatia são habilidade valorizadas por recrutadores das empresas mais concorridas do mundo. Destacar-se em um processo seletivo não é tarefa fácil, principalmente quando há centenas de pessoas concorrendo a uma mesma vaga. Para impressionar um recrutador, é preciso se preparar e segurar a ansiedade.
Podemos nos diferenciar das empresas com base em vários fatores, como entregas mais rápidas, produtos de qualidade, flexibilidade em formas de pagamento, melhor atendimento, etc. Assim, para te ajudar a descobrir como identificar esses diferenciais, citamos 5 formas que isso pode ser feito.
Exemplos de pontos fracos e fortesFalar bem em público (ou não)Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)Resolver conflitos (ou não)Saber programar (ou não)Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.
Liste as suas habilidades e pontos fortes
Faça uma lista do que pode ser mencionado na entrevista, caso esta pergunta apareça ou exista alguma possibilidade de expor suas habilidades. Anotar é uma ótima forma de organizar e construir uma resposta de antemão.
demonstrar que essa é uma oportunidade para sua carreira; citar alguns motivos (cultura, reputação, capacidade de inovação etc) que fazem daquela uma empresa interessante para você; demonstrar entusiasmo, dinamismo e motivação na fala; evitar respostas genéricas que todo mundo dá.
Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
“Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.
Motivação e satisfação pessoal
Diga que se vê facilmente no papel do cargo a qual é candidato e que se beneficiaria com este trabalho a nível profissional e pessoal. Além disso, pode mencionar que suas competências ajudariam a melhorar a performance do negócio.
Você sabe trabalhar com foco no objetivo, organizar a sua agenda e planejar as suas tarefas de acordo com os prazos? Esta é uma habilidade muito procurada pelos recrutadores por ser importante não apenas para realizar um bom trabalho, mas também para crescer na empresa.
O melhor é dizer a verdade e explicar as razões para a sua saída, se foi por um corte de custos ou porque a empresa queria um profissional mais barato naquele momento, por exemplo”, afirma Marcela.
Empatia. Para entender o posicionamento, problemas e forma de agir do outro, trabalhar bem em equipe e lidar com clientes, superiores e até concorrentes, é fundamental ter empatia.
Como se destacar no trabalho e dentro da sua equipe?Conquiste o seu espaço. ... Apresente resultados. ... Aprenda sempre. ... Seja quem resolve. ... Aprenda a lidar com críticas e opiniões divergentes. ... Seja responsável por suas ações. ... Faça uma justa autoavaliação. ... Mantenha a motivação.
O objetivo profissional representa as aspirações relacionadas à carreira de um indivíduo. Ou seja, o que ele quer ser e fazer profissionalmente. Esse desejo também é descrito no currículo, logo no início do documento, para orientar qual é a área ou o cargo que o profissional pretende ocupar.
Desta forma, você pode dar respostas, como os exemplos abaixo: Eu acredito que a minha experiência se encaixa perfeitamente com o que a sua empresa está procurando. Digo isso porque eu possuo ótimas habilidades de comunicação com diferentes tipos de pessoas.
Pode responder à pergunta com base em alguns (ou em todos) os pontos seguintes:Falar das experiências passadas;Contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo;Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo;Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo. ... Seu papel na empresa.
Revisão: o que falar em uma entrevista de emprego sobre mimFale brevemente sobre a sua experiência profissional;Mencione as suas conquistas profissionais;Fale sobre a sua formação acadêmica;Diga as suas principais conquistas acadêmicas;Diga quais são as suas principais habilidades;Explique como você as adquiriu;
Deixe sua personalidade transparecer.
Ao falar de si próprio, tome cuidado para não parecer enfadonho. Fale com emoção e demonstre interesse nos assuntos escolhidos. Caso o tema seja chato, fale sobre outra coisa. Converse sobre as coisas que acha mais interessantes em você.
Pontos fracos:Desorganização;Não gostar de correr riscos;Perfeccionismo;Ser muito autocrítico;Falta de foco;Não falar bem público;Insegurança.Procrastinador.
Como podemos proteger as bacias hidrográficas?
Como podemos reconhecer um governo despótico?
Como podemos investigar de onde vem essa água?
Como podemos recuperar o sal da cozinha se ele estiver misturado com areia?
Como saber se meu Adidas é original?
Como podemos perceber o estímulo ambientais?
O que se entende por dilatação térmica de sólidos?
Quantas horas trabalha por dia um auxiliar de necropsia?
Qual a relação entre a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos?
Como é chamado o semáforo em outras regiões?
Como é chamado o conjunto de planetas que pertence a Terra?
Como se chama uma amizade virtual?