Atuação da Serotonina: Receptores da Serotonina. Após ser produzida, seja no SNC ou seja no trato gastrointestinal, a serotonina é liberada e atua em seus receptores, os receptores de 5 – HT. São vários, cerca de 7 famílias de receptores 5-HT1, 5-HT2, 5-HT3, 5-HT4, 5-HT5, 5-HT6 e 5-HT7.
É produzida pelos neurônios no cérebro e utilizado por eles para se comunicarem uns com os outros. O neurônio libera a serotonina por meio de exocitose na fenda sináptica. A serotonina é liberada pelo transmissor até juntar-se ao receptor nas superfícies da membrana pós-sináptica.
Acredita-se que a serotonina representa um papel importante no sistema nervoso central como neurotransmissor na inibição da ira, agressão, temperatura corporal, humor, sono, vômito e apetite. Estas inibições estão diretamente relacionadas com os sintomas da depressão.
A serotonina atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas e, por isso, quando se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão.
Os níveis de serotonina podem ser aumentados por meios de estratégias naturais como prática de atividade física, realização de massagens ou alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano.
37 curiosidades que você vai gostar
Alguns dos suplementos que podem ser indicados são o 5-HTP, que consegue facilmente chegar ao sistema nervoso e induzir a produção de serotonina, e o suplemento de triptofano, quando não é possível obter quantidades ideais desse aminoácido por meio da alimentação.
O Fleury acaba de incorporar à sua rotina a dosagem de serotonina sérica por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). O exame é especialmente útil no diagnóstico da síndrome carcinóide, uma neoplasia que cursa com sintomas diversos, tais como rubor facial, cólicas, diarréia e broncoespasmo.
A ação da serotonina no cérebro
Como é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão. “Em pacientes com depressão, existe uma diminuição da produção de serotonina no cérebro, além de uma alteração na função dos receptores deste neurotransmissor.
A acetilcolina consiste numa substância química que atua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso. Também se encontra associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.
Como aprender a parar de gritar com os filhos?
Como ganhar dinheiro no PicPay de graça?
Qual o objetivo do realismo no Brasil?
Qual é o teto para o Simples Nacional?
Como resumir um texto muito grande?
Em que ano Cascudo como era chamado fundou a Sociedade brasileira de folclore?
Quando o canivete é considerado arma branca?
O que significa g na balança digital?
Quem não tem Bolsa Família vai receber o Auxílio Brasil?
O que fazer quando toma muito remédio?
Quais são os três elementos fundamentais da arte?
Quem não pode solicitar a opção no Simples Nacional?
Como usar o sal para desentupir a pia?
Qual a diferença entre validade e eficácia do direito?
Quais são os pilares estruturais da pesquisa científica?
Pode tirar o celular do carregador antes de 100 %?
Quais as possíveis causas das alterações de frutas e hortaliças em conserva?