Os principais produtos utilizados na adulteração do mel são: o xarope de Page 7 Acta Veterinaria Brasilica, v.7, n.2, p.137-147, 2013 1-5484 milho, xarope de açúcar, xarope de açúcar invertido de beterraba e cana de açúcar e amido (Coutinho, 2006).
Conforme descrição do Codex Standard For Honey (2001), o mel é constituído de diferentes açúcares, predominando os monossacarídeos glicose e frutose.
Pão de mel, bolo de mel, creme de mel, bala de mel, molhos á base de mel, creme de amendoim com mel, hidromel, aguardente de mel, cachaça com mel, mel com guaco, mel com própolis, cerveja com mel, vinagre de mel, sorvete de mel, xampu a base de mel, cremes esfoliantes, hidratantes, dentre outros.
Dentre as principais fraudes com mel destacam-se alterações provocadas pela adição de água, amidos e glicoses como forma de fazer render o mel e aumentar seu constituinte sólido e, consequentemente, os dividendos oriundos da venda do mel adulterado (WEISE; 2005; EVANGELISTA-RODRIGUES et al., 2005).
HMF (hidroximetilfufural), um indicador da qualidade e segurança do mel. ... Fruto de reações não enzimáticas como a Caramelização ou reação de “Maillard”, esse composto passou a ser usado como indicador de aquecimento, processamento inadequado, armazenamento prolongado e adulterações, que podem ocorrer em xaropes e no mel ...
Os principais açúcares do mel são:
CLASSIFICAÇÃO DO MEL O mel é classificado de acordo com as plantas utilizadas na sua elaboração. Portanto este pode ser monofloral, ou seja, é produzido a partir do néctar de uma única flor, ou anda polifloral, ou seja, é aquele produzido a partir do néctar de diversas espécies florais.
O mel também é utilizado na composição de bebidas como o hidromel, bebida fermentada a partir do mel e água, e a poncha, feita de aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelhas e sumo de limão. No Brasil, o mel não é visto como alimento, mas sim como medicamento, sendo mais procurado e utilizado nos meses mais frios do ano.
O açúcar é o principal componente do mel, sendo composto principalmente por monossacarídeos (frutose e glicose) que compõem 80% da quantidade total, sendo 10% composto por dissacarídeos (sacarose e maltose).
O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem, obtido inicialmente de forma extrativa e, muitas vezes, de maneira danosa às colmeias. Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a capturar enxames e instalá-los em "colmeias artificiais".
Qual a diferença entre ouro e ouro amarelo?
O que é a Teoria da Relatividade?
Qual o valor de PIC caracteriza a hipertensão intracraniana?
Como diagnosticar dermatofitose?
Como criar filtro no photoshop?
Tem como contrair sífilis sem sexo?
Como colocar texto por ordem alfabetica no word?
Como funciona smartwatch com chip?
Qual o limite de isenção do ITCMD SP 2021?
O que comer para correr de manhã?
Para que serve o violão de nylon?
O que é meditação mindfulness?
Quais são os tipos de relações harmônicas?
Qual o Salmo que fala sobre gratidão?