Os problemas ambientais urbanos se acentuaram durante os avanços da urbanização e industrialização. Esses processos modificaram intensamente as paisagens naturais, desencadeando inúmeros problemas: desmatamento, efeito estufa, mudanças climáticas, poluição, entre outros.
Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.
Consequências. A expansão acelerada das cidades e o grande deslocamento das pessoas da área rural para a zona urbana são ações que provocam graves problemas ao meio ambiente. Isso porque a aglomeração de milhares de pessoas em grandes centros urbanos fazem mal a fauna e flora da região.
É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Poluição das águas pelos efluentes de esgotos domésticos; 2. Disposição em locais inadequados dos resíduos sólidos; 3. Alterações na paisagem próxima a linha de praia. Todas essas tipologias detectadas têm como principais conseqüências a descaracterização das paisagens e diversos tipos de poluição.
23 curiosidades que você vai gostar
São consequências dos problemas ambientais urbanos:Intensificação dos alagamentos e enchentes;Ocorrência dos fenômenos, já mencionados, chuva ácida, ilhas de calor e inversão térmica;Aumento de problemas respiratórios associados à poluição atmosférica;
Fatores atrativos:
são aqueles em que a urbanização ocorre devido às condições estruturais oferecidas pelo espaço das cidades, o maior deles é a industrialização. Esse processo é característico em razão da quantidade de empregos e das condições de moradias oferecidas.
A urbanização brasileira foi motivada, principalmente, pelas péssimas condições de vida na zona rural brasileira. A miséria da vida no campo e o início do processo de industrialização do país, motivaram massas de trabalhadores rurais a migrarem para a cidade em busca de melhores condições de vida.
Há outra abordagem possível: Implantar a tecnologia de modo horizontal, não vertical, a fim dar mais recursos aos “cidadãos inteligentes”. Assim, as cidades talvez possam continuar crescendo e se mantendo habitáveis.